Semana do Sapateado 2021 tem programação online e gratuita

Programação especial nos dias 25 e 26 traz oficina e vídeos em homenagem ao Dia do Sapateado

142

O Dia Internacional do Sapateado, comemorado em 25 de maio, conta com uma programação especial, online e gratuita, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. A semana do Sapateado 2021 contará com atividades nos dias 25 e 26 de maio, que serão transmitidas pelo canal oficial da Prefeitura no Youtube.

A presidente da Fundart, Gilsamara Moura, lembra o início das ações em comemoração desta data, em 2001, organizadas pela Prefeitura. “Desde então, a Semana tem mobilizado artistas, professores e estudantes de toda a cidade e região. Por anos, recebemos pessoas ilustres e reconhecidas no cenário internacional como Fernando Barba (Barbatuques), além de Steven Harper e Adriana Salomão que voltam agora a proporcionar novos contornos à linguagem na cidade. Marcar esta data com ações e atividades artísticas públicas gratuitas, reitera nosso papel de construir coletivamente e fortalecer a dança local. Reflexões são parte do processo de formação do/da artista em qual parte do mundo e, aqui, em Araraquara, não será diferente. Vamos fomentar, junto à classe, programas que proporcionem perspectivas de futuro profissional”, ressaltou Gilsamara.

A programação conta com uma live com o tema “História e perspectivas do Sapateado no Brasil e no mundo”, com Steven Harper (Brasil/França), que é sapateador, coreógrafo, professor e produtor, além de um dos principais incentivadores da arte do sapateado no Brasil. Residente na França, atualmente dirige a Companhia Steven Harper e organiza o festival Tap in Rio, juntamente com Adriana Salomão.

Adriana Salomão ministra uma oficina de sapateado com nível intermediário, para estudantes e professores de Araraquara e região. A atividade será realizada pela plataforma zoom e os interessados podem obter o link de acesso na Secretaria Municipal de Cultura.  Adriana é bailarina, professora e coreógrafa, e possui vasta experiência profissional nas modalidades sapateado, jazz e contemporâneo. Integrante e assistente de direção da Companhia Steven Harper desde 1999.

Complementando as atividades da Semana do Sapateado, será exibida a apresentação artística de sapateadores “RAP-TAP: rima, poesia, música e dança em Improviso”, seguida de uma mesa de debates. A apresentação conta a participação de Ras Kemet, artista araraquarense, residente do bairro Vila Santana, zona Oeste de Araraquara. Ras Kemet, também conhecido como Vinicius Floriano Gonçalves, é nascido nos anos 90, mantém o contato com as culturas periféricas desde criança, em especial o Samba e o Rap/Hip-Hop, herdou esse amor pela música de sua avó, pais, tios e primos. Militante da Organização Quilombola FECONEZU (Festival Comunitário Negro Zumbi), produtor musical do Coletivo Fuluke e a Máfia Afrikana.

A programação conta ainda com a vídeo performance “Inquérito”, do rapper Renan Inquérito (Brasil), que foi cedido gentilmente para integrar a programação da Semana. RAPeiro e SARAUzeiro, Renan utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação social. Compositor, Mestre (sem) Cerimônias, em geografia e poesia, Doutor em Educação Ostentação. Escreveu os livros #Poucas Palavras (2011) e Poesia Pra Encher a Laje (2016).  Atua na cultura hip-hop desde 1997, quando fundou o grupo de rap Inquérito.

Homenagem

Em homenagem ao Dia Internacional do Sapateado, a programação terá ainda vídeos de alunos e professores das academias de dança de Araraquara.

Toda a programação foi construída em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, Radar (Rede das Academias de dança de Araraquara e Região), além do apoio das academias Aflora Dança e Arte, Núcleo de Dança Renata Pestana, Escola de Ballet Renata Crespi, Studio Juliana Oyakawa, Mundo da Dança de Américo Brasiliense, Art Dance, Academia Talento, GREI de Ibaté.

Programação dias 25 e 26 de maio

Dia 25 de maio

14 horas

Live “História e perspectivas do Sapateado no Brasil e no mundo”, com Steven Harper (Brasil/França)

**Transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube

20 horas

– Vídeo performance “INQUÉRITO”, do rapper Renan Inquérito (Brasil)

– Apresentação artística de sapateadores “RAP-TAP: rima, poesia, música e dança em Improviso”, com a participação de Ras Kemet (artistas: Geraldo Júnior/Duda Moura; Júlia Carmignolli/João Maranho; Dani Perez/Nara Féres; Lídia Duarte/ Aline Escamilha; Giovanne Mendonça/Natália Leal; Érika Oliveira/ Nayara Lopes)

– Mesa de debate “RAP-TAP: rima, poesia, música e dança em Improviso”.

Dia 26 de maio

Das 14h às 16 horas

Aula de sapateado (nível intermediário), com Adriana Salomão (Brasil/França)

Público alvo: estudantes e professores de Araraquara e região

**Plataforma Zoom

20 horas

Vídeo performance “INQUÉRITO”, do rapper Renan Inquérito (Brasil)

Vídeos de academias e artistas araraquarenses em homenagem ao Dia Internacional do Sapateado

Transmissão pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.