Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça (11)

A vacinação agora é contra a gripe de pessoas com 60 anos ou mais e professores

141

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (11) a vacinação contra a gripe de pessoas com 60 anos ou mais e professores. É a segunda etapa da campanha nacional que começa com a estimativa de vacinar quase 43.4 mil idosos e pouco mais de 3.2 mil de professores do município.

Geralmente, a vacinação contra a gripe começa pelos idosos. Mas, por conta da pandemia e para evitar conflito com a imunização contra a Covid-19, a população acima de 60 anos será contemplada nesta segunda etapa.

A primeira etapa começou no dia 12 de abril. Até a última sexta-feira, 7 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 34,2% de cobertura vacinal de um total de 14.707 crianças de 6 meses a 6 anos do município; 31,7% de cobertura vacinal de um total de 1.949 gestantes, 45,6% de 320 puéperas e 28,2% de cobertura vacinal de um total de 9.784 profissionais da Saúde.

Por conta da cobertura vacinal abaixo da meta de 90% de imunização, também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram esses grupos da primeira etapa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que as pessoas tomem a vacina contra a gripe, mas a dose contra a Covid-19 deve ser priorizada. Ambas são fundamentais e ajudam a evitar complicações respiratórias.  

Neste caso, para quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 a orientação é que se respeite um intervalo de 14 dias antes ou depois de tomar uma das vacinas, para que um imunizante não interfira na produção de anticorpos do outro.

Ou seja, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, tanto a Coronavac como a Astrazeneca, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra Covid-19.

Também por conta da aplicação da segunda dose nos profissionais da educação com 47 anos ou mais, que teve início nesta semana, no município, os professores devem ficar atentos e priorizar o imunizante contra o coronavírus.

A vacina contra a gripe, em Araraquara, está sendo aplicada nas unidades de saúde do municípío, das 8 às 16 horas, com exceção das unidades que estão prestando atendimento para Covid-19 – Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa (que estão aplicando a vacina contra a Covid-19), além das unidades do Cecap, Vila Melhado e Selmi Dei I (que estão com horário estendido para consulta e teste de Covid-19).

A terceira e última etapa começa somente em 9 de junho, alcançando pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;  população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Serviço

Vacinação contra a gripe (Influenza)

Segunda fase – pessoas acima de 60 anos

Das 8 às 16 horas

Unidades de Saúde do Município

Exceto unidades que estão prestando atendimento para Covid-19 – Jardim Iedda, da Vila Xavier, UPA do Valle Verde e a unidade de saúde do Sesa (que estão aplicando a vacina contra a Covid-19), além das unidades do Cecap, Vila Melhado e Selmi Dei I (que estão com horário estendido para consulta e teste de Covid-19).