Saúde mantém vacinação de 30 anos ou mais nesta terça-feira

Para avançar nos grupos por idade, Município depende da entrega da grade de vacinas para a faixa de 29 a 25 anos pelo DRS – Araraquara, órgão do Estado

84

A Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19 se reúne nesta terça-feira (27), para definir a continuidade do cronograma de imunização do município. Até o momento, Araraquara já aplicou 195.550 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 141.696 de primeira dose, 48.001 de segunda dose e 5.853 de dose única. Isso representa que mais de 29% da população araraquarense adulta, com mais de 18 anos, já está imunizada.

Nesta terça-feira, continua a vacinação das pessoas com 30 anos ou mais e também aplicação de segunda dose, até a entrega da grade de vacinas para atender a faixa etária de 25 a 29 anos, que será feita pelo Departamento Regional de Saúde (DRS- Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.

“Dependemos da entrega dessas doses para avançar no calendário. Enquanto não ocorre, seguimos com a imunização das pessoas com 30 anos ou mais e também com a aplicação de segunda doses de Coronavac e da Astrazeneca; sempre lembrando que a imunização só se completa com a segunda dose. Por isso, as pessoas devem ficar atentas ao cartão de vacinação e não perder a data deste reforço”, enfatiza Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, acrescentando que hoje, no município, o número de faltosos com a segunda dose é de 1.963 pessoas.

Ainda segundo ela, a última entrega de doses feita pelo DRS foi na quinta-feira passada (22), mas a remessa atendia as faixas já vigentes e segundas doses. Quinta-feira da semana passada, o município recebeu 3.580 doses de Coronavac para a segunda dose da faixa de 43 a 49 anos, mais 7.960 doses de Astrazeneca para a segunda doses de 60, 61 e 62 anos e mais 1.340 do mesmo imunizantes para segunda dose de trabalhadores da Saúde. Para a continuidade da imunização da faixa de 30 a 34 anos, foram entregues mais 786 doses de Pfizer e outras 3.080 doses de Astrazeneca.

“Continuamos vacinando o público já vigente, previstos nessas grades. Conforme já estamos informando desde a semana passada, as doses disponíveis não atendem uma nova faixa etária. Queremos avançar com a imunização, porque a vacina é a principal arma que temos contra a Covid-19, mas é preciso responsabilidade. Seguimos os planos de imunização dos governos estadual e federal. O município depende das novas remessas do Governo do Estado para abaixar o público-alvo e esperamos que isso ocorra em breve”, reforça Eliana Honain.

Portanto, a Saúde continua a imunização das pessoas com 30 anos ou mais nos 9 polos, e também aplicação de segunda doses da Coronavac e da Astrazeneca (Confira abaixo onde encontrar os imunizantes).

No ato da vacinação, as pessoas de 30 anos ou mais devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. E para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/

Gestantes e puérperas também continuam recebendo a vacina na unidade de Saúde da Vila Xavier, unidade do Sesa, drive-thru do Sesc e drive-thru do Cear. Além do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, elas devem apresentar uma carta do médico autorizando a vacinação.

Já as lactantes podem buscar o imunizante em qualquer um dos 9 polos de vacinação do município. Neste caso, devem apresentar certidão de nascimento do bebê, declaração ou relatório médico constando a situação de lactante, além de RG, CPF e comprovante de residência atualizado.

E as pessoas que puderem e quiserem colaborar com a Rede de Solidariedade, podem aproveitar a vacinação no drive-thrus e doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou ainda cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade do município.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

DIA 27 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)
A partir das 8 horas (com exceção do Cear, que inicia atendimento 9h)

Primeira dose de 30 anos ou mais
ONDE: 9 polos de vacinação

Gestantes e puérperas
ONDE: CMSC Vila Xavier, unidade do Sesa, drive-thru do Sesc e drive-thru do Cear

Lactantes
ONDE: 9 polos de vacinação

Segunda dose Astrazeneca
ONDE: 9 polos de vacinação

Segunda dose de Coronavac
ONDE: somente no CMSC Vila Xavier, unidade do Sesa e drive thru do Sesc

PONTOS DE VACINAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

DRIVE-THRU

Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha
Das 08h às 15h

CEAR (antigos pavilhões da Facira)
Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, 430 – Fonte Luminosa
Das 09h às 15h

UNIDADES DE SAÚDE

Unidade do Sesa Araraquara (capacidade de 200 doses diárias)
Endereço: Rua Itália, 1533 – entrada pela Avenida Portugal
Das 08h às 15h

CMSC Vila Xavier “João Vitor Nascimento Maurício”
Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 800 (esq. c/ av. Paulo da Silveira Ferraz)
Das 08h às 15h

ESF Jardim Iedda “Dr. Nicolino Lia”
Endereço: Rua Prof. Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, 115
Das 08h às 15h

Estacionamento da UPA Valle Verde
Endereço: Rua Henrique João Batista Crisci, nº 1.160 – Parque Residencial Laura Molina
Das 08h às 15h

ESF Vale do Sol “Dr. Euclídes Crocce”
Endereço: Avenida Carlos de Angelis, 350 – Parque Residencial Vale do Sol
Das 08h às 16h

ESF Assentamento Bela Vista “Dr. Elias Zakaib”
Endereço: Rua Três, 04 – Assentamento Bela Vista
Das 08h às 16h

ESF Bueno de Andrada “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”/ Assentamento Monte Alegre
Endereço: Avenida Adaídes Fernandes, 59 – Bueno de Andrada
Das 08h às 16h