Saúde inicia vacinação de idosos acima de 83 anos, hoje (1), no drive-thru do SESC

A partir da quarta-feira, imunização dessa faixa etária vai ocorrer também no Sesa, nos postos da Vila Xavier e Iedda e na UPA do Valle Verde

88

A Secretaria Municipal da Saúde deu início nesta manhã (1), à vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade acima de 83 anos, somente no drive-thru instalado no Sesc Araraquara, das 8 às 16 horas. Por conta da restrição de circulação de pessoas e a suspensão do transporte público coletivo, que serão mantidas ainda nos dias 1 e 2 de fevereiro pelo decreto municipal de calamidade pública em vigor, a vacinação dessa faixa etária será realizada na segunda e terça-feira somente no drive-thru do Sesc, no qual os idosos poderão ser atendidos dentro dos veículos, com total segurança e sem aglomerações.

Já a partir de quarta-feira, dia 3, com o transporte público coletivo funcionando normalmente, a vacina contra Covid-19 será aplicada também na unidade do Sesa Araraquara e nas unidades básicas de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda e a UPA do Vale Verde, das 8 às 16 horas.

A imunização dos idosos teve início em 8 de fevereiro, com os idosos de 90 anos ou mais. Logo no dia seguinte, foi possível já abrir para os da faixa de 85 a 89 anos.

Com a entrega de uma remessa de 3.300 doses da vacina Fiocruz AstraZeneca nesta sexta, a Saúde dará início à imunização de mais essa faixa etária de idosos.

“As pessoas que não puderem se vacinar na segunda e na terça-feira no drive thru do Sesc podem ficar tranquilas e procurarem as outras quatro unidades de Saúde que estarão vacinando a partir da quarta-feira, sempre atentas aos cuidados sanitários. A vacinação é fundamental no enfrentamento da doença, é a principal arma. Por isso, mesmo as restrições impostas pelo agravamento da doença, precisamos manter o plano de imunização”, reforça a médica Talitha Martins, coordenadora de Atenção Básica do Município.

Tanto no drive thru do Sesc quanto nas unidades de saúde, não há necessidade de agendamento, mas é preciso apresentar RG e CPF.

A orientação é para que as pessoas acessem o site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, para efetuar o pré-cadastro de vacinação. Não é obrigatório, mas agiliza o atendimento no momento da vacinação. O link do Vacina Já é o https://vacinaja.sp.gov.br/

Idosos acamados e cadastrados nas unidades de saúde do município estão recebendo a equipe de vacinação em suas residências. Apenas aqueles que não estiverem cadastrados nas unidades de saúde devem solicitar a vacina através do Disque-Saúde: 0800-771 77 23.

Vale ressaltar que todas as pessoas que foram positivadas para Covid-19 devem aguardar pelo menos 30 dias após o término do isolamento (quarentena) para buscar a vacina.

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Araraquara está sendo desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas enviadas ao município pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.

Segunda dose da Coronavac

A Secretaria Municipal da Saúde informa também que, em contato com a Diretoria Regional de Saúde (DRS), foi informada que novas doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, devem chegar no início da próxima semana para a continuidade da aplicação da segunda dose da vacina.

O quantitativo ainda não foi informado pelo Governo do Estado de São Paulo, mas as pessoas que aguardam a segunda dose para os próximos dias devem aguardar comunicado oficial da Saúde e divulgação do novo cronograma.

Pontos de vacinação para idosos com 83 anos ou mais

Segunda e terça-feira  – 1 e 2 de fevereiro

Das 8 à 16 horas –  levar RG e CPF

Drive-thru no Sesc Araraquara

Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha

A partir de quarta-feira – 3 de fevereiro

Das 8 à 16 horas – levar RG e CPF

Drive-thru no Sesc Araraquara – Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha

Unidade do Sesa Araraquara –  Rua Itália, 1617 – entrada pela Avenida Portugal

CMSC Vila Xavier “João Vitor Nascimento Maurício”

Endereço: Rua Mal. Deodoro da Fonseca – 800 (esq. c/ av. Paulo da Silveira Ferraz)

ESF Jardim Iedda “Dr. Nicolino Lia”

Endereço: Rua Prof. Dr. Celso Eduardo de Moraes Barbosa, 115

UPA Valle Verde

Rua Henrique João Batista Crisci, nº 1.160 – Parque Residencial Laura Molina