Saúde inicia testes de Covid-19 nas áreas do programa Estratégia de Saúde da Família

O trabalho será feito em domicílio, das 7 às 13 horas

31

Com o objetivo de obter uma amostra geral da circulação do novo Coronavírus nas diferentes regiões de Araraquara e, se necessário, reavaliar as estratégias de enfrentamento da pandemia, para bloquear a transmissão da doença, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início à ampliação da testagem de RT-PCR na Rede Básica de Saúde, entre famílias que residem em áreas de cobertura das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A ação começou nessa segunda-feira (26) com treinamento das equipes e testagens nos bairros Cruzeiro do Sul, Hortências, Maria Luiza e Parque São Paulo, totalizando 48 testes para Covid-19 aplicados neste primeiro dia.

Pelo planejamento, técnicos de enfermagem se dividirão para realizar testagens, ainda a partir desta semana, em 10 regiões diferentes do município por dia. O trabalho será feito das 7 às 13 horas, em domicílio, com as equipes devidamente identificadas.

De acordo com a médica Talitha Martins, Coordenadora da Atenção Básica de Araraquara, os agentes comunitários de saúde (ACS) terão um papel essencial nesta estratégia de testagem, pois eles têm conhecimento do território e da população inserida em cada unidade.

Ainda segundo ela, poderão ser priorizados, para início da testagem, núcleos familiares numerosos que compartilham a mesma moradia ou que residam em residências distintas, porém, mais de uma casa no mesmo terreno.

Esta iniciativa faz parte das ações de testagem ampliada que vêm sendo desenvolvidas, desde o último dia 12 de abril, em diferentes estabelecimentos comerciais e sociais da cidade. Com essas ações, a Prefeitura está ampliando a testagem de Covid-19 dos assintomáticos e, dessa forma, promovendo o isolamento dos positivados e seus comunicantes.