Quinta tem opções de entretenimento com as oficinas culturais do Festival Aldir Blanc

As atividades gratuitas podem ser conferidas pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a partir das 15 horas

27

As oficinas culturais marcam a quinta-feira, 04 de março, do Festival Aldir Blanc que segue com apresentações até a próxima semana. As atividades gratuitas podem ser conferidas pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a partir das 15 horas. 

 Nesta quinta serão apresentadas as seguintes oficinas: “Groove”, com Cleiton Silva; “Dança com Véu”, com Valéria Dias Pestana; “Técnicas Vocais Básicas”, com Beth Rocha; “Contrabaixo no Samba”, com Kleber Mota; “Canto”, com Vinha Haddad; “MalabAres Renovados II Primeiros truques com bolinhas”, com Gabriel Lagrotta; “Violão para Iniciantes”, com Fernando Fávero; “Experiências Sonoras: outras formas de apreciar a música popular brasileira”, com Denis Wan-Dick Corbi; “Macramê”, com Vinicius Gama Freitas; e “Ritmos brasileiros”, com Henrique Brandão. 

 A programação do Festival Aldir Blanc, ainda nesta semana, no dia 08, às 15 horas, apresenta outros vídeos das Oficinas Culturais. Depois, nos dias 05, 06, 07 e 09, às 20 horas, tem vídeos com diversas apresentações. Por fim, no dia 10, três podcasts serão apresentados a partir das 20 horas. 

 A Lei Aldir Blanc dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Esta iniciativa do Governo Federal, em Araraquara, conta com o suporte da Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do FUNDOARA.  

Toda a programação do Festival é gratuita.

Festival Aldir Blanc – 04.03 – Oficinas Culturais 

“Groove”, com Cleiton Aparecido Lopes Silva  

A “Oficina de Groove” visa oportunizar práticas musicais para todos da comunidade, desmistificando as dificuldades de se tocar um instrumento – a bateria, que é um conjunto de instrumentos de percussão acoplados para possibilitar a execução por um só músico. Embora os instrumentos de percussão sejam muito antigos, datando da Antiguidade, a bateria, em seu formato acoplado, data do final do século XIX, e desperta as habilidades musicais, sentimento de realização e o fazer musical dos alunos de forma eficaz.  

 “Dança com véu”, com Valéria Dias Pestana 

Valéria Pestana dá dicas básicas da milenar Dança do Ventre com véu.  

“Técnicas vocais básicas”, com Beth Rocha 

A cantora ministra uma breve oficina com técnicas para o melhor uso da voz, seja cantando, apresentando trabalhos ou mesmo no dia a dia. 

“Contrabaixo no Samba”, com Kleber Mota 

A oficina visa auxiliar o ensino do uso de levadas no samba e desenvolver a sensibilidade e apreciação musical. A sensibilidade e a apreciação musical são grandes colaboradores no desenvolvimento prático de um músico, e não menos para o contrabaixo no samba. 

Para tocar bem samba no contrabaixo é importante dominar a divisão rítmica básica para depois ir adicionando outras variações rítmicas, também é necessário que o aluno saiba bem os arpejos dos acordes para poder enriquecer a levada. 

  “Canto”, com Vinha Haddad 

A vídeo aula gravada para o projeto tem como objetivo informar músicos, cantores e pessoas interessados no tema, sobre técnicas de dinâmica do canto popular. A partir de conhecimentos adquiridos durante mais de 25 anos de carreira, a cantora e compositora Vinha Haddad faz um uma apanhado de informações e dicas relevantes para músicos amadores e interessados pela música popular brasileira. 

MalabAres Renovados II Primeiros truques com bolinhas”, com Gabriel Lagrotta 

Essa oficina dá continuidade à também premiada oficina ”Malabares renovados Fazendo e Aprendendo’. Nessa segunda etapa de imersão na arte do Malabarismo, os participantes podem iniciar os primeiros truques e variações com as três bolinhas de malabares, de forma didática e divertida. Gabriel Lagrotta, artista de circo de Araraquara, materializa nesse vídeo a simplicidade e a complexidade do Malabarismo. 

“Violão para Iniciantes”, com Fernando Fávero 

A oficina mostra os primeiros acordes básicos para o estudo do violão, permitindo que os o aprendizado inicial sobre o instrumento seja realizado em casa. 

“Experiências Sonoras: outras formas de apreciar a música popular brasileira”, com Denis Wan-Dick Corbi 

O músico e historiador Denis Corbi, natural de Araraquara, realiza oficina de apreciação musical intitulada “Experiências sonoras: outras formas de apreciar a música popular brasileira” ilustrando aos ouvintes algumas possibilidades de escuta ativa frente aos gêneros musicais formadores de nossa música popular. Apresentando ainda uma pequena indicação de leitura, o pesquisador pretende levar aos espectadores novas maneiras de se aproximar do fenômeno sonoro. 

“Macramê”, com Vinicius Gama Freitas 

Apresenta com simplicidade um pouco do que é o macramê, despertando a curiosidade pelo trabalho manual. 

“Ritmos brasileiros”, com Henrique Brandão 

A proposta da oficina é apresentar ao público os instrumentos de percussão, o corpo e outros objetos sonoros como meio de expressão musical na execução, improvisação, arranjo e composição, valorizando as produções musicais próprias. Ofertar o conhecimento sobre as características e possibilidades sonoras dos instrumentos e saber utilizá-las dentro das exigências de cada nível tanto na interpretação coletiva como individual. A oficina também aborda a postura corporal correta, desenvolvimento da pulsação por meio de atividades práticas corporais e com os instrumentos, concluindo assim um conhecimento técnico elementar dos instrumentos de percussão.