Prosseguem as obras da nova sede do Corpo de Bombeiros

A obra atende solicitação do comando do Corpo de Bombeiros e tem objetivo de transferir a instituição para um local que atenda melhor às normas de acessibilidade e segurança

36

As obras de construção da nova sede do 3º Subgrupamento do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, na Rua Domingos Zanin, na principal entrada e saída da cidade, continuam em ritmo acelerado e estão na fase de edificações dos baldrames — fundações para sustentação das paredes.

Iniciada em maio, com serviços de terraplenagem, a obra avançou com a construção de muros, instalação de gradil e de reservatório de água e, neste final de agosto, com a base dos baldrames. A nova sede terá cobertura para viaturas, alojamentos masculino e feminino, academia, vestiários, cozinha com despensa, refeitório, auditório, salas, cobertura para viaturas, abrigo de lixo, iluminação externa e rampas de acessibilidade. A área total possui 1.205,41 m² e terá 901,86 m² de área construída.

O investimento é de R$ 2,6 milhões. Esses recursos serão cobertos com a venda da área que sedia o Corpo de Bombeiros desde os anos 1960, na Avenida Francisco Aranha do Amaral, no Jardim Primavera. A previsão de entrega pela construtora Pemcel Projetos de Engenharia e Construção Civil é para o primeiro semestre de 2022.

A obra atende solicitação do comando do Corpo de Bombeiros e tem objetivo de transferir a instituição para um local que atenda melhor às normas de acessibilidade e segurança, garantindo melhores condições de trabalho e atendimento. O novo local proporciona deslocamento fácil às rodovias SP-310 (Washington Luís) e SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna) e à Via Expressa, possibilitando chegar mais rápido às diversas regiões de Araraquara e aos municípios atendidos pelo Subgrupamento.

Mudança de sede
Em novembro de 2019, atendendo a uma solicitação do comando do Corpo de Bombeiros de Araraquara, pertencente ao 9º Grupamento, a Prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal solicitando autorização para alienação, por licitação na modalidade concorrência, do prédio da Avenida Francisco Aranha do Amaral, onde atualmente está instalada a sede do Corpo de Bombeiros.

O projeto de lei foi motivado por ofício do Capitão PM Comandante Fernando Roberto, no qual ele solicitava ao prefeito Edinho a viabilidade de estudos para a construção de uma nova sede para o 3º Subgrupamento, para abrigar o 1º Pelotão de Bombeiros de Araraquara.

Na sua justificativa, o comandante explicou que o atual prédio, de 1960, teve sua estrutura deteriorada ao longo dos anos, mesmo com todas as adaptações e manutenções realizadas. A construção de uma nova sede, além da melhor estrutura, deveria ter acesso facilitado às principais vias de Araraquara, garantindo redução do tempo de resposta aos atendimentos solicitados pela população.

Seguindo todos os trâmites legais, a alienação foi aprovada pela Câmara Municipal com respaldo jurídico, declaração de interesse público e avaliação do imóvel feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, apontando um valor de R$ 2.908.218,43.

Com a conclusão do processo de alienação, a Prefeitura deu início à construção da nova sede no terreno da Rua Domingos Zanin. O comprador deve esperar o prazo de 12 meses até que a nova sede seja construída e, depois disso, pode dar qualquer destinação ao prédio da Avenida Francisco Aranha do Amaral.

O novo local foi uma indicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, considerando as especificidades do serviço público prestado. A pasta também foi a responsável pelo projeto do novo prédio.