Projeto de Auxílio Social, do D.A. de Medicina da Uniara, promove trote solidário com seus calouros

Na ação, primeiranistas doam sangue e alimentos, e fazem o cadastramento para a doação de medula óssea

19

O Projeto de Auxílio Social – PAS, do Diretório Acadêmico Medicina Uniara – DAMU, promove um trote solidário nos qual os calouros do curso de Medicina da Universidade de Araraquara fazem doações de sangue e alimentos, e o cadastramento para a doação de medula óssea, até o dia 20 de novembro.

“O trote solidário é realizado todo semestre, a cada nova turma, e aceitamos doações e parceiras de toda a população”, contam os integrantes do PAS, Isabella Dourado Sancanari (diretora geral), Gabrielle Donzelas Rovani (vice diretora), Sophia de Andrade Cavicchioli (relações externas) e Marina Blum Hadad (marketing), além da rede de apoio, formada por Nathalia Moulin Albarracin, Gabriela Alves, Hugo Righi, Maria Eduarda Dedone, Ana Liz  Pires Souza e Ana Luíza Bauer de Oliveira.

A ação, de acordo com eles, tem como objetivo incentivar novas ações de voluntariado. “Estamos plantando uma sementinha em nossos alunos para que possam florescer aonde eles forem, sempre olhando o próximo com empatia e carinho. Temos em mente que todas as pessoas do mundo estão conectadas, e que o sofrimento delas também é o nosso. Dessa forma, sempre pensamos em maneiras de contribuir para uma melhora na qualidade de vida e na transformação da sociedade como um todo”, destacam.

O grupo explica que motiva os calouros a arrecadarem alimentos proteicos como leite, ovos, carnes enlatadas – atum, sardinha – e vegetais como feijão, ervilha, lentilha, soja e grão de bico. “Fazemos plantões de arrecadações, nos dias em que divulgamos no nosso Instagram – @pas.damu – e na sede do DAMU, bem no centro da cidade. E essa interação é muito legal porque a população passa por ali também e interage, indo além dos ‘muros’ da universidade”, destacam os integrantes.

As doações dos alimentos proteicos são feitas à Coordenadoria de Segurança Alimentar do município, de acordo com o PAS. “Apoiamos a Segurança Alimentar por meio da Rede de Solidariedade, que acaba englobando todos os treze Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade. Recebemos as doações e as entregamos sempre que temos um grande volume. Isso facilita as doações porque o estabelecimento fica um pouco distante para os alunos levarem-nas até lá”, explicam os membros.

Entretanto, toda a população pode contribuir. “É só levar as doações à Coordenadoria, localizada na Vila Xavier. É uma área bem grande, que abrange uma esquina da rua Marechal Deodoro da Fonseca com a rua Padre Antônio Cezarino”, detalham.

Por sua vez, a doação de sangue dos calouros e o cadastramento para ser um doador de medula óssea são realizados no Hemonúcleo Regional de Araraquara (avenida da Saudade, 58, no Centro), de acordo com os membros do PAS, que finalizam mencionando que os detalhes sobre a doação de medula estão disponíveis no site do Instituto Nacional do Câncer – INCA – http://redome.inca.gov.br.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o PAS estão disponíveis também pelo Instagram – @pas.damu.