Programa Estratégia de Saúde da Família já aplicou 2.531 testes para Covid-19

Testagem é realizada das 7 às 13 horas, em domicílio, com as equipes de Saúde devidamente identificadas

13

Em pouco mais de um mês de testagem para Covid-19 realizada em diferentes regiões de Araraquara, as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) já aplicaram 2.531 testes, em 1.698 residências.

O objetivo da ação, que teve início em 26 de abril e abrange 10 regiões atendidas pelo programa, é identificar os positivados assintomáticos e promover o isolamento dos doentes e seus comunicantes, além de possibilitar uma amostra geral da circulação do novo Coronavírus nos diferentes bairros da cidade.

Dessa forma, técnicos de enfermagem, acompanhados de agentes comunitários de saúde (ACS), estão circulando pelos bairros para realizar as testagens entre as famílias que residem em áreas de cobertura do programa ESF. O trabalho é realizado das 7 às 13 horas, em domicílio, com as equipes devidamente identificadas, uniformizadas com jalecos, e veículos plotados com o símbolo da Secretaria Municipal de Saúde.

Até o momento, foram aplicados 2.531 testes, em 1.698 residências, com 4 confirmações. Os positivados receberam todas as orientações sobre os cuidados médicos a serem adotados durante o período de quarentena e sobre a importância do isolamento para se evitar a transmissão do coronavírus.

De acordo com a médica Talitha Martins, secretária interina de Saúde e Coordenadora da Atenção Básica de Araraquara, é importante que as famílias atendam os profissionais da Saúde, que estão indo até as residências devidamente identificados, e participem dessa testagem em massa.

Ela ainda destaca a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS) na iniciativa. “Eles têm conhecimento do território em que atuam e da população inserida em cada unidade, o que facilita essa abordagem”, destaca.

Em caso de dúvida ao ser abordado pelo profissional de Saúde, o morador pode ligar para o telefone (16) 3301-1700, da Secretaria Municipal de Saúde.