Professora de Design Digital da Uniara aborda tecnologias cívicas em live nesta sexta, dia 14

Atividade será realizada a partir das 10h30, com transmissão pelo Google Meet

15
A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, participará da live “Panorama sobre tecnologias cívicas – Civic Tech” nesta sexta-feira, dia 14 de maio, a partir das 10h30, com transmissão pelo Google Meet – http://twixar.me/Nstm.

 

“O conteúdo é um panorama sobre tecnologias cívicas, um termo abrangente que se refere a ferramentas e um conjunto de práticas para melhorarem a relação entre o povo e o governo. Servem para melhorar a comunicação, tomada de decisão, prestação de serviços e processo político. Geralmente envolvem tecnologias digitais, sendo que muitas delas mantêm redes e comunidades, e algumas empregam dados. Essas iniciativas podem vir da sociedade civil, do governo, de organizações privadas e cidadãos”, explica Adeline.

 

Ela detalha que, entre os objetivos das tecnologias cívicas, estão: melhorar a qualidade de vida, promover um futuro e ambiente sustentáveis, resolver problemas sociais e fortalecer a democracia e as funcionalidades governamentais. “Vou mostrar os projetos de civic tech (tecnologias cívicas) com os quais tenho me envolvido nos últimos cinco anos”, revela.

 

O mais recente projeto, intitulado “Cuidando do meu Bairro”, tem o objetivo de promover a transparência, prestação de contas e responsabilização”, de acordo com a docente. “Ele auxilia no acesso à informação sobre o orçamento público e sua tradução à população em geral – www.cuidando.vc”, diz.

 

Essa ferramenta, de acordo com Adeline, tem sido desenvolvida de forma participativa entre o ator acadêmico, o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação – Co:Lab da USP, do qual faz parte atualmente, e o Observatório Social Brasil – SP, “uma organização não governamental formada por voluntários, sem fins lucrativos, que ajuda não apenas a criar as ferramentas e disponibilizar os dados de uma forma mais acessível, mas também a discutir e fiscalizar as políticas públicas em si”.

 

A live é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia – PPGMiT da Unesp.

 

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.