Professor do IQ lança livro sobre bioimpressão 3D

Obra coordenada pelo docente aborda aspectos da indústria 4.0 aplicada à saúde

39

O professor Antônio Carlos Guastaldi, do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, coordenou e lançou um livro sobre bioimpressão 3D e suas aplicações na saúde pela Editora EdUFSCar, da Universidade Federal de São Carlos. A obra, que contou com a participação de mais seis autores, introduz a área de Biomateriais e aborda a evolução da manufatura, a medicina personalizada e os processos de manufatura aditiva, bem como apresenta a bioimpressão, as etapas do processo e o projeto de bioprodutos a partir do procedimento.

Segundo o professor, o livro faz uma ampla contextualização da tecnologia de bioimpressão 3D aplicada à área da saúde, seus processos e tipos de tecidos fabricados, sendo um manual moderno para pesquisas, apresentando de modo claro e objetivo as aplicações das tecnologias. “Inserida no contexto da manufatura avançada, também chamada de Indústria 4.0, que personaliza e flexibiliza a customização em massa de produtos em tempo e custo reduzidos, a bioimpressão 3D é uma ferramenta de engenharia que utiliza biomateriais para produzir tecidos ou órgãos com o objetivo de suprir necessidades críticas na área de saúde, incluindo medicina regenerativa, substituição de órgãos funcionais e a descoberta de medicamentos”, explica Guastaldi.

A bioimpressão 3D é considerada uma alternativa no campo da medicina e da indústria moderna, com potencial de impactar e promover um avanço significativo nos tratamentos médicos personalizados. Dessa forma, o livro busca potencializar as aplicações da bioimpressão 3D em várias especialidades médicas mediante uma plataforma tecnológica para cientistas e médicos que atuam no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e na aplicação de medicamentos para o tratamento de pacientes.

Na obra, os autores exploraram o cenário acadêmico e industrial da bioimpressão 3D ao redor do mundo, mostrando e analisando números sobre as localidades com maiores índices de pesquisas, quais tecnologias vêm sendo desenvolvidas e quais tipos de tecidos vêm sendo fabricados, além de servir como guia para futuros trabalhos e pesquisas, apresentando, de forma sintética e clara, o nível de maturidade de cada tecnologia, podendo direcionar novos estudos que auxiliem na biofabricação de tecidos para a população.

Além do professor Guastaldi, são autores do livro os especialistas: Gustavo Franco Barbosa, Jonas de Carvalho, Guilherme Vaz, Lúcio Pedro Alcântara Queiroz, Vitor Corradini e Fernando Pozzi Semeghini Guastaldi. Todos os detalhes da obra podem ser conferidos no site da EdUFSCar.