Professor da Uniara ministra minicurso no XXIII Congresso Brasileiro de Automática

Francisco Javier Triveño Vargas também é coautor de alguns artigos aprovados no evento

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O professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, Francisco Javier Triveño Vargas, ministrou um minicurso no “XXIII Congresso Brasileiro de Automática – CBA”, virtual, nesta segunda-feira, dia 23 de novembro. Ele ainda é coautor de alguns artigos aprovados no evento, o maior da área no país, de acordo com o docente, e que será realizado até o dia 26.

O minicurso foi sobre “Álgebra Computacional: Aplicações em Modelagem, Simulação e Controle para Engenharia – Parte 1 e parte 2”. “O conteúdo é baseado no livro de mesmo título, de minha autoria, e apresenta os fundamentos matemáticos para se obter modelos matemáticos, além de sua avalição em diferentes condições de operação e linearização. Posteriormente, são feitos o projeto de controladores, a análise e, finalmente, as simulações com o modelo não linear”, esclarece o professor.

Um dos artigos é intitulado “Viabilidade da Estrutura lqr-2dof na Regulação de Velocidade de uma Unidade de Geração Hidrelétrica”, cujo autor, além de Vargas, é Raschid Diego Davila Espinoza. “O estudo tem como proposta uma nova estrutura de controlador para o problema de regulação de velocidade em uma unidade hidrelétrica, mas pode ser feita uma extensão para outras unidades de geração. Pelo apresentado, a arquitetura proposta pode ser empregada como regulador em sistemas de geração de energia e, deve-se ressaltar ainda que a estrutura tem uma vantagem extra em relação a outros controladores, que diz respeito à inclusão de outra variável no controle: a variação de carga”, explica o docente.

Outro artigo, com o título de “Projeto e Análise de Leis de Controle em Aeronaves: O Problema do Glide Path”, é de coautoria de Vargas e também de Cristiano Donizete Escotte, Disnei dos Reis, Pedro Ferreira, Vitor Del Vecchio Reche e Fabiana Florian. “Apresenta um problema que não é muito difundido, o de controle de aeronaves. Nesse caso, apenas a descida antes do pouso da aeronave é apresentada. Foi demonstrado o processo de desenvolvimento de um sistema de controle com realimentação, cujo objetivo é conduzir uma aeronave, durante a fase de aproximação e pouso, a uma trajetória descendente em direção a um aeroporto. Não foi considerado o problema do Localizer – eixo lateral -, mas apenas o eixo longitudinal”, detalha o professor.

O terceiro artigo, que conta com os mesmos coautores do anterior, tem como título “Proposta para o Refinamento de Ganhos do Estabilizador de Potência de uma Unidade de Geração Hidrelétrica”. “Ele acrescenta o problema do estabilizador de sistemas de potência. Como conclusão, foi apresentada uma estrutura genérica e foram empregados três algoritmos para a determinação das constantes de tempo do filtro de avanço-atraso”, conta ele.

A relevância social de cada artigo “é que a universidade começa a olhar esses assuntos e a produzir material bibliográfico e pesquisas de alto valor agregado; para a indústria, são novas propostas a serem consideradas e, para a academia em geral, é uma oportunidade de se conhecer assuntos que não são tratados comumente”.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o “XXIII CBA” estão disponíveis no site https://cba2020.galoa.com.br.