Procon Araraquara recebe viatura em evento na capital

Entrega do veículo aconteceu em cerimônia realizada nesta quarta-feira (8) no Memorial da América Latina

19

Na tarde desta quarta-feira (8), em cerimônia realizada no Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi feita a entrega de uma viatura ao Procon Araraquara. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Segundo o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, o Procon São Paulo fez a doação de 115 veículos para diversos municípios e a unidade de Araraquara foi contemplada por possuir uma fiscalização atuante, que agora poderá ser ampliada. “Com o novo veículo, o Procon de Araraquara vai ampliar a fiscalização na cidade e poderá atuar em novos projetos. Vamos implantar em breve um programa de educação financeira e também poderemos realizar campanhas de educação para o consumo. Recebemos da Fundação Procon SP 200 exemplares do Código de Defesa do Consumidor para serem distribuídos para a população e o novo veículo será importante nestas ações”, explica.

A viatura foi adquirida pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Celso Russomano (PRB-SP), a qual teve por finalidade fortalecer a estrutura dos Procons Municipais do Estado de São Paulo. A execução da emenda parlamentar deu-se por meio de Termo de Convênio celebrado entre o Procon-SP e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Esta é a primeira vez que o Procon-SP fornece veículos oficiais para os órgãos municipais conveniados, que antes utilizavam veículos cedidos pelas prefeituras.

Atuação expressiva

O Procon é um importante órgão que presta atendimento pessoal a todo consumidor que encontre problemas ou dúvidas no mercado de consumo, como compra de produtos, contratação de serviços, serviços oferecidos por instituições financeiras, serviços oferecidos por operadoras de plano de saúde e administradoras de benefícios, entre outros, sempre com atendimento gratuito. Em Araraquara, a instituição desempenha papel relevante na defesa do consumidor. “Temos atuado na fiscalização de vários locais verificando se existem produtos vencidos ou sem data de validade, se o local coloca preço nos produtos, o que é obrigatório, dentre outros”, menciona Rodrigo Martins.

Durante a pandemia, o trabalho do órgão se tornou ainda mais evidente, com orientações aos consumidores sobre compras online e principalmente com ações visando conter a disseminação do vírus na cidade. “O nosso Procon tem atuado na fiscalização da Covid-19 desde março do ano passado, ajudando o município na luta contra a pandemia. Foram dezenas de ações fiscalizatórias durante este período que ajudaram a evitar as aglomerações que eram responsáveis pela contaminação pelo coronavírus”, completa o coordenador.

Após realizar atendimento online durante a pandemia, a unidade do Procon de Araraquara retomou o atendimento presencial, que é feito na Rua Professor Dorival de Oliveira, 164 (atrás do Hospital São Paulo) das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira. O contato também pode ser feito pelo telefone (16) 3301-3131, pelo WhatsApp (16) 99701-0120, pela página no Facebook (Facebook/proconararaquara) ou pelo e-mail: procon@araraquara.sp.gov.br.