“Prevenção e redução de danos” é tema de mesa de debates nesta quinta (14) no Mês da Cidadania LGBTQIA+

Atividade pode ser acompanhada presencialmente ou pelo Facebook do Conselho Municipal LGBT de Araraquara

16

A segunda mesa de debates da programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ será realizada nesta quinta-feira, 14 de outubro, às 19 horas. Os interessados podem acompanhar a programação presencialmente no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ ou de modo digital por meio do canal do Conselho Municipal LGBT de Araraquara no Facebook (https://www.facebook.com/COMLGBT).

Para tratar o tema “Prevenção e redução de danos”, os convidados da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ são: Saliane Ribeiro (enfermeira do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento e Fungota), Alberto Carlos Andreone de Souza (presidente da ONG RNP+SOL), Artur Augusto Fernandes Leão Neto (psicólogo do Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+) e Matheus Caracho Nunes (presidente do COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas).

Saliane Ribeiro tem habilitação em Enfermagem Obstétrica e é especialista em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, e também em Regulação de Recursos do SUS. Alberto Carlos Andreone de Souza, o “Albert”, é graduado em Estudos Sociais, militante LGBT e IST HIV AIDS, além de gestor de projetos pelo município e presidente da ONG RNP+SOL. O sociólogo Matheus Caracho Nunes, presidente do COMAD, tem mestrado em Sociologia pela UFSCar e é Doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp. Já o psicólogo do Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, Artur Leão Neto, também é escritor e mestrando em Educação Sexual pela Unesp.

A coordenadora de Políticas LGBTQIA+, Érika Mateus, lembra que o objetivo da mesa é debater a questão da prevenção e da redução de danos dentro do movimento LGBT, “pautando a questão de saúde sob um viés das especificidades dessa população”.

A programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ apresenta ainda outros temas específicos que vem sendo debatidos em mesas compostas por profissionais da área: “O T da questão” (dia 15, 19h, no Centro de Referência LGBTQIA+ ou pela internet), “A importância do direito à Diversidade” (dia 16, 15h, evento digital realizado em parceria com o Coletivo MaisPlural) e “Mulheridades LBT” (dia 18, 18h30, no Centro de Referência LGBTQIA+ ou pela internet).

“Precisamos ter em mente que existem necessidades dentro e fora da comunidade que precisam ter voz, como particularidades referentes à saúde, educação, segurança, entre outras. Debater tais questões sob o viés da identidade de gênero e orientação sexual, não denota privilégios e, sim, expõe a exclusão sistêmica que tal população é submetida, havendo ser necessária reparação por meio da luta da pauta e do pleitear de Direitos”, defende Erika.

Vale lembrar que a programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ segue até o próximo dia 24. A programação diversificada e representativa conta com palestras, rodas de conversas com especificidades necessárias, mesas de debate, além de ser finalizada com a exibição da 12ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+.

O Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano” (Xuxa) está localizado à Av. Espanha, 536, no Centro de Araraquara.

Programação:

14/10 (quinta-feira)

– 19h: Mesa de debate: “Prevenção e redução de danos”

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 – Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

15/10 (sexta-feira)

– 19h: Roda de conversa: “O T da questão”

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 – Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

16/10 (sábado)

– 15h: “A importância do direito à Diversidade”

Evento online realizado em parceria com o Coletivo MaisPlural – Facebook https://www.facebook.com/maispluralararaquara

18/10 (segunda-feira)

– 18h30: roda de conversa: “Mulheridades LBT”

Evento híbrido: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 – Centro) ou https://www.facebook.com/COMLGBT

24/10 (domingo)

– 13h: Exibição da 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+

Evento online realizado pelo coletivo MaisPlural, COPO em Parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara e Governo do Estado de São Paulo

Facebook:

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara

https://www.facebook.com/COMLGBT)

YouTube:

https://www.youtube.com/prefeituraararaquaraoficial

Programação gratuita