Presidente da Câmara pede que prefeitura reavalie utilização de áreas públicas em Araraquara

Santana acredita que tal medida evitará o registro de outras ocorrências envolvendo usuários de praças

61

Uma vez que a recomendação do Ministério da Saúde é evitar aglomerações, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), enviou ao prefeito Edinho Silva (PT), na tarde desta quarta-feira (15), o Ofício 014/2020, solicitando que seja revista a determinação de fechamento dos parques e praças, permitindo, dessa forma, o acesso das pessoas para a prática de caminhadas e corridas, de modo que fique claro que essas atividades somente podem ser realizadas sem aglomeração.

“O Ministério da Saúde já manifestou que não recomenda impedir as pessoas de, individualmente, andar nesses locais, ao contrário, há um incentivo nesse sentido. Com as academias fechadas, impedir o uso de parques e praças públicas desestimula a realização de atividades físicas, o que pode, inclusive, enfraquecer as defesas do organismo contra doenças, vírus e bactérias. As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Coronavírus, por exemplo”, salientou Santana.

Ele ressalta ainda, que caminhar e correr são formas de reduzir o stress das pessoas nesse momento de restrições e evita situações extremas, como a ocorrida na segunda-feira (13), onde uma mulher foi detida pela Guarda Municipal, na Praça dos Advogados. O Presidente acredita que tal medida evitará o registro de outras ocorrências envolvendo usuários de praças.