Prefeitura define nova data para retorno das aulas presenciais

Decisão ocorre após reunião do Comitê de Contingência do Coronavírus e é motivada pelos dados sanitários na cidade, região e estado de São Paulo; nova data vale para escolas municipais, estaduais e particulares

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A Prefeitura de Araraquara definiu o dia 1¬ļ de mar√ßo como nova data para o retorno das aulas presenciais das redes p√ļblicas e privadas de educa√ß√£o no munic√≠pio. A decis√£o foi tomada pelo Comit√™ de Conting√™ncia do Coronav√≠rus em reuni√£o na manh√£ desta segunda-feira (1¬ļ) e comunicada pela secret√°ria da Educa√ß√£o, Cl√©lia Mara dos Santos, em transmiss√£o ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

A volta estava agendada para o próximo dia 8, para apenas 35% dos alunos, mas a preocupação com dados sanitários do município, bem como da região e do estado, fez com houvesse a definição pelo adiamento.

O in√≠cio das aulas de forma remota, com alunos e professores em suas casas, ser√° mantido normalmente para o pr√≥ximo dia 8, dando sequ√™ncia ao modelo de ensino adotado no ano passado em raz√£o da pandemia. A altera√ß√£o foi feita apenas nas aulas presenciais, adiadas para 1¬ļ de mar√ßo.

‚ÄúDurante as pr√≥ximas semanas, a gente far√° um intensivo coordenado pela Secretaria Municipal de Sa√ļde no sentido de fazer a testagem dos profissionais que atuam nas unidades de educa√ß√£o municipal, seja de educa√ß√£o infantil ou de ensino fundamental. Ser√£o testados professores, educadores, profissionais de apoio e de servi√ßo, estudantes e, por amostragem, familiares, para que a gente possa ver qual o estado de sa√ļde de todas as pessoas que retornam presencialmente em 1¬ļ de mar√ßo‚ÄĚ, afirmou Cl√©lia.

‚Äú√Č uma frente ampla para dar a seguran√ßa e a tranquilidade para os profissionais de educa√ß√£o e familiares, com um retorno seguro dos estudantes do grupo priorit√°rio da educa√ß√£o infantil e do ensino fundamental a partir do dia 1¬ļ de mar√ßo‚ÄĚ, complementou a secret√°ria.

As unidades municipais de educação estão sendo preparadas para esse retorno, obedecendo o Protocolo Sanitário de Retorno das Atividades Presenciais dos Estabelecimentos da Rede de Educação Básica do Município, que foi elaborado no ano passado por uma comissão formada por profissionais da Educação, sindicato dos servidores, pais, mães e responsáveis pelos alunos.

As escolas também já receberam boa parte dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, face shields, medidores de temperatura, entre outros.

Retorno parcial

Vale lembrar que o retorno das aulas obedecer√° diversos crit√©rios: n√£o ser√° obrigat√≥rio, ter√° presen√ßa m√°xima de apenas 35% do n√ļmero de alunos matriculados, medidas de higieniza√ß√£o e distanciamento, al√©m de prioridade para os alunos com maior vulnerabilidade social e que apresentam preju√≠zos de aprendizagem durante as aulas online.

As aulas de forma remota irão continuar, ou seja, o ano letivo de 2021 será híbrido, com uma parte dos alunos na sala de aula e grande parte ainda permanecendo em casa.

Alunos e profissionais que pertençam ao grupo de risco, por possuírem comorbidades, não devem retornar às atividades presenciais. Uma junta médica está avaliando os pedidos relacionados às comorbidades enviados por pessoas que desejam permanecer com as aulas de forma remota.

Em consulta feita pela Secretaria Municipal da Educação junto a pais, mães e responsáveis dos alunos do grupo prioritário na educação infantil, 70% gostariam de retornar para as aulas presenciais.

A vulnerabilidade social e o preju√≠zo de aprendizagem e no desenvolvimento das crian√ßas s√£o os motivos que levaram ao agendamento do retorno das aulas nas escolas, obedecendo os protocolos de sa√ļde.

‚ÄúPedagogicamente, os estudantes foram e est√£o sendo extremamente afetados. Especialmente, os segmentos mais vulner√°veis da nossa sociedade. A gente n√£o pode ficar de olhos fechados para essa realidade. No ano letivo de 2020, muitas foram as dificuldades, especialmente para alcan√ßar esses alunos. Aqueles que n√£o foram afetados pelas condi√ß√Ķes socioecon√īmicas puderam estar conosco em atividades remotas mediadas pela tecnologia, mas muitos deles n√£o puderam. A rede p√ļblica, que √© o bra√ßo do Estado no processo educacional, tem a obriga√ß√£o de alcan√ßar essas crian√ßas. N√≥s temos, sim, de voltar o atendimento para essas crian√ßas que sofreram in√ļmeras perdas‚ÄĚ, explicou Cl√©lia no √ļltimo dia 20 de janeiro, em ‚ÄúCanal Direto Especial‚ÄĚ no Facebook da Prefeitura.