Prefeitura conclui limpeza em imóvel abandonado na Vila Xavier

Os proprietários do imóvel terão que arcar com as despesas da limpeza, além de multas aplicadas anteriormente, que não foram quitadas

73

Em três dias de intenso trabalho, a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos retirou nove toneladas de lixo acumulado em imóvel abandonado na Avenida Major Dario de Carvalho, na Vila Xavier, próximo ao Centro de Araraquara. Iniciado na terça-feira, o serviço foi concluído nesta quinta-feira (16). A indicação de limpeza partiu da vereadora Juliana Damus.

Os proprietários do imóvel terão que arcar com as despesas da limpeza, além de multas aplicadas anteriormente, que não foram quitadas.

Durante a retirada de entulhos, lixo, mato e madeiramento queimado, o pessoal encontrou animais peçonhentos, cobra e escorpião amarelo (Tityus serrulatus). As reclamações dos vizinhos sobre as péssimas condições de preservação do imóvel eram constantes, inclusive com requerimentos protocolados no Executivo, e também no Legislativo.

A aplicação da lei municipal número 7733, de 24 de maio de 2012, que regulamenta o Instituto do Abandono, é a base jurídica para que a Prefeitura possa intervir na conservação correta do imóvel e acatar as reivindicações dos vizinhos, principalmente, quanto aos criadouros do Aedes aegypti, o transmissor da dengue, e a proliferação de animais peçonhentos.

Vale acrescentar que o Instituto do Abandono foi a ferramenta jurídica usada pela Prefeitura para transformar o imóvel, de 20 mil metros quadrados, abandonado na região do Jardim Ártico no Hospital de Solidariedade em funcionamento, desde maio, para recuperar as pessoas afetadas pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19.