Prefeitura busca parceiros para arrecadar ração

Alimentos serão doados a animais de famílias em situação de vulnerabilidade de Araraquara

18

A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, procura por parceiros para ajudar na arrecadação de ração que será revertida a animais de famílias em situação de vulnerabilidade da cidade.

No momento, o órgão conta com dez parceiros, que são lojas especializadas em alimento animal, e quem se interessar em colaborar deve entrar em contato pelo e-mail: bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br.

Por conta da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e vêm encontrando dificuldade de manter seus animais. Diante desse cenário, a Prefeitura já realizou diversas ações por meio de drive-thru visando arrecadar alimento para animais. Além disso, a Rede de Solidariedade sempre esteve aberta ao recebimento de ração.

A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica que a demanda tem aumentado e por isso é feita uma análise de cada caso para identificar as famílias que realmente precisam da doação. “As solicitações de ração podem ser feitas através da Rede da Solidariedade e do CRAS do bairro. Tem pessoas enviando e-mails para nós, mas está difícil de filtrar porque tem muita gente querendo burlar o protocolo. Então pedimos que realmente sejam pessoas que estão passando dificuldade para essas rações chegarem a esses animais e a essas famílias”, destaca.

Ela ressalta que a quantidade angariada ainda está longe do ideal. “Temos arrecadado uma média de 290 a 300 quilos por mês, mas o ideal seria que conseguíssemos arrecadar pelo menos 500 quilos. Outro detalhe importante é que a maior parte da doação é de ração de cão, enquanto na ração de gato estamos sempre com déficit”, complementa Carol.

Vale destacar que as empresas parceiras neste momento são: Aracoara (Av. Padre Francisco Colturato, 1262, Vila Yamada), Amigão Pet Shop (Av. Pablo Picasso, 1706, Adalberto Roxo), Bicho & Cia. (Av. Dr. Edson Baccarin, 542, Selmi Dei), Cobasi (Av. Alberto Benassi, 2270, Shopping Jaraguá), Expressa Ecopet (Via Expressa, 1530, Centro), Líder Rações (Av. Castro Alves, 3061, Santana), Morada Pet´s (Via Expressa, 2299, Centro), Naná Petlar (R. Ten. Brig. José Vicente de P. Faria Lima, 79, Jardim Imperador), Petmania (Av. Francisco Vaz Filho, 1852, Jardim América), 100% Rações (Av. Bento de Abreu, 278, Centro) e Rango Animal (Alameda Paulista, 1842, Vila Xavier).