Prefeitura abre cadastro online para transporte escolar gratuito

Podem se inscrever estudantes da rede p√ļblica que moram na zona rural, em locais de dif√≠cil acesso ou a mais de 2 km da escola

23

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educa√ß√£o, dar√° in√≠cio neste dia 13 de janeiro ao cadastro e ao recadastramento de estudantes da rede p√ļblica aptos ao uso de transporte escolar no ano letivo de 2021. Como o procedimento √© anual, estudantes inscritos em 2020 tamb√©m devem renovar o cadastro. O cadastro segue at√© 31 de mar√ßo.

Este ano, por conta da pandemia, todo o processo será online. Por isso, para se inscrever, é preciso ter acesso a um e-mail e preencher a ficha disponível site da Prefeitura, no portal Educararaquara (educararaquara.com) ou no seguinte link:https://forms.gle/VQyRcMu8KKS9HZs89. O acesso também pode ser feito via site da prefeitura www.araraquara.sp.gov.br (na home, clicar no Banner sobre transporte escolar).

O benef√≠cio, que ser√° concedido assim que as aulas presenciais forem retomadas, √© garantido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, que atende os estudantes da rede p√ļblica municipal (Educa√ß√£o Infantil e Ensino Fundamental) e da rede estadual (ensinos Fundamental e M√©dio), por meio de fretamento e passe escolar gratuitos.

Para ter direito, o estudante deve ser morador da zona rural ou de local que dificulte seu acesso à escola ou, ainda, residir a mais de 2 km da unidade onde está matriculado.

Para comprovação de direito ao benefício, é necessário enviar pela internet dados da documentação do aluno e do responsável. Também será preciso ter em mãos a declaração atualizada da escola e um comprovante de endereço recente.

Ap√≥s o envio da solicita√ß√£o, o setor competente realizar√° a an√°lise da documenta√ß√£o e do direito ao benef√≠cio, disponibilizando seu parecer em at√© cinco dias √ļteis. O usu√°rio receber√° um e-mail de confirma√ß√£o, se aprovado, e um arquivo.

Automaticamente, os dados do usuário serão enviados para a loja do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes), para atualização do documento, no caso da modalidade passe escolar. O usuário, então, precisará ir à loja, renovar sua foto e aguardar a permissão de recarga.

A partir do recebimento da permiss√£o de recarga, o usu√°rio ou seu respons√°vel dever√° comparecer √† loja do CAT para efetuar a primeira recarga do ano. As pr√≥ximas recargas ser√£o realizadas remotamente, ap√≥s solicita√ß√£o online preenchida pelo usu√°rio, dispon√≠vel no portal Educararaquara. Em janeiro n√£o haver√° recarga dos cart√Ķes devido √† suspens√£o das aulas presenciais.

Para a modalidade fretamento, os dados do usu√°rio ser√£o enviados para confec√ß√£o das carteirinhas de √īnibus, que ser√£o entregues nas unidades escolares at√© mar√ßo. A partir de abril, os usu√°rios poder√£o retirar a carteirinha diretamente nas escolas (se houver retorno das aulas presenciais).

Quem tiver d√ļvidas ou n√£o conseguir realizar o cadastro on-line deve entrar em contato com a Secretaria da Educa√ß√£o pelo telefone 3333-3969, das 8h √†s 17h, ou pelo WhatsApp (16) 3333-2945.

‚ÄĘ Documentos necess√°rios para cadastro na modalidade passe escolar

Educação Infantil:

– RG ou Certid√£o de Nascimento do aluno
– RG do respons√°vel
РDeclaração do CER do bairro que não tem vaga (atualizada)
РDeclaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
– Comprovante de endere√ßo (c√≥pia), m√°ximo 3 meses ‚Äď no nome dos pais

Ensino Fundamental e Ensino Médio:

– RG ou Certid√£o de Nascimento do aluno
– RG do respons√°vel
РDeclaração da escola (atualizada)
– Comprovante de endere√ßo (c√≥pia), m√°ximo 3 meses ‚Äď no nome dos pais

‚ÄĘ Documentos necess√°rios para cadastro na modalidade fretamento (√īnibus)

Educação Infantil:

– RG ou Certid√£o de Nascimento do aluno
– RG do respons√°vel
РDeclaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
РComprovante de endereço, máximo 3 meses

Ensino Fundamental e Ensino Médio:

РRA do aluno (registro de matrícula)
– RG do respons√°vel
РDeclaração da escola atualizada (atualizada)
РComprovante de endereço, máximo 3 meses