Pré-conferências de Participação Popular começam neste sábado (1º)

Encontro no Teatro Wallace irá reunir moradores dos assentamentos e do Horto de Bueno; conferência municipal será nos dias 13 e 14 de março, no Cear

157

A Prefeitura inicia neste sábado (1º) as reuniões preparatórias para a 1ª Conferência Municipal de Participação Popular, que será realizada entre os dias 13 e 14 de março, no Centro Internacional de Convenção, que fica no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região).

A primeira pré-conferência será direcionada para os moradores do Assentamento Bela Vista, do Assentamento Monte Alegre e do Horto de Bueno de Andrada, no Teatro Wallace (Centro), neste sábado, às 14h.

Segundo a secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, as reuniões têm objetivo de mostrar à população como será a conferência e permitir a preparação dos moradores de todas as regionais e temáticas.

“Com esse entendimento, as pessoas podem se preparar melhor para a conferência, além de terem a oportunidade de se encontrar com os seus pares dentro da comunidade antes de ir até a conferência. Vamos debater os nossos instrumentos de participação popular, perguntar ideias e abrir espaços para inovações”, afirma Amanda. Entre esses instrumentos estão o Orçamento Participativo (plenárias regionais e temáticas) e os 29 conselhos municipais.

Alcindo Sabino, coordenador de Participação Popular, também destaca que será feita uma retrospectiva dos últimos três anos de ações de participação popular e um planejamento para o futuro. “Vamos fazer esse balanço e ouvir sugestões da população para melhorar o processo de participação”, avalia.

Próximas reuniões
Depois do encontro com moradores da área rural, a próxima reunião será na segunda-feira (3), pela região sul de Araraquara, na Emef Rafael de Medina (Jardim Eliana), às 19h. Estão convidados os moradores das regiões do Cecap, Iguatemi, Victório de Santi, Iedda, Cruzeiro do Sul, Dumont, Martinez, Vila Melhado, Yolanda Ópice e Hortênsias.

No dia 6 de fevereiro, às 19h, pela região norte, a pré-conferência será na Emef Altamira Amorim Mantese (Selmi Dei), englobando moradores das regiões do Jardim Roberto Selmi Dei, Indaiá, região do Valle Verde, Imperador, Adalberto Roxo e São Rafael.

A pré-conferência da região leste será na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na Vila Xavier, no dia 10, às 19h. É convidada a população das regiões do Jardim América, Jardim Brasil, Jardim das Estações, Jardim Pinheiros, Parque São Paulo, Parque Gramado, Vila Xavier e Jardim Brasília.

Pela região oeste, o encontro será no salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no dia 13, também às 19h, reunindo moradores do Jardim Universal, Jardim Morumbi, Jardim Vale do Sol, Aguas do Paiol, Carmo, São José, Jardim Santa Lúcia, Chácara Flora e Jardim Maria Luiza.

Temáticas00

Outras duas reuniões de preparação para a conferência terão temas específicos. No dia 17, às 19h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a pré-conferência aborda as plenárias temáticas do Orçamento Participativo: Juventude, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+, Igualdade Racial, Cidade, Mulheres e Idosos.

Por fim, no dia 19 de fevereiro, às 19h, também na Biblioteca Municipal, o tema da pré-conferência será a formação e a atuação dos conselhos municipais.