Poupatempo reabre a partir de 24 de abril para atendimentos presenciais

Pelo portal, aplicativo e totens, s√£o mais de 130 op√ß√Ķes dispon√≠veis, sem sair de casa

19

A partir de 24 de abril, sábado, todas as unidades do Poupatempo serão reabertas para realização de serviços de forma presencial. A medida faz parte das iniciativas da Fase de Transição do Plano São Paulo e será adotada seguindo todos os protocolos sanitários, com capacidade reduzida de atendimento e agendamento prévio de data e horário. A abertura da grade online para agendamento será no dia 23 de abril, sexta-feira.

At√© l√°, o programa mant√©m o recebimento e an√°lise das solicita√ß√Ķes de casos emergenciais, como a emiss√£o de RG, por exemplo, recebidas pelo Fale Conosco, dispon√≠vel no portal¬†www.poupatempo.sp.gov.br¬†e aplicativo Poupatempo Digital.

Desde o início das fases Vermelha e Emergencial no Estado, em 6 de março, o Poupatempo já contabiliza cerca de 150 mil atendimentos via Fale Conosco nas unidades, sendo aproximadamente 85 mil entregas de documentos e mais de 5 mil serviços de RG emergencial.

De acordo com o diretor da Prodesp ‚Äď empresa de Tecnologia do Governo de S√£o Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, os cuidados em prestar servi√ßos de forma respons√°vel e segura t√™m sido fundamentais para manter o funcionamento do programa neste per√≠odo de pandemia.¬†‚ÄúMesmo com as unidades fechadas, o Poupatempo n√£o parou de trabalhar, oferecendo atendimento de forma digital e, quando necess√°rio, abrindo espa√ßo para casos emergenciais, para garantir a sa√ļde de todos os envolvidos no processo. Em um ano de pandemia, cerca de 75% dos servi√ßos prestados foram de forma digital. Isso demonstra que as pessoas est√£o se adaptando cada vez mais e escolhendo o atendimento online, por se tratar de um meio simples e seguro‚ÄĚ, afirma.

Pelas plataformas digitais, mais de 130 op√ß√Ķes est√£o √† disposi√ß√£o dos usu√°rios com qualidade e efici√™ncia. Entre¬†as mais procuradas, est√£o¬†renova√ß√£o e a segunda via de CNH, licenciamento e transfer√™ncia de ve√≠culos, consulta de pontos na habilita√ß√£o e tamb√©m do IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais e carteira de vacina√ß√£o contra a Covid-19, entre outros.

Entre os √≥rg√£os presentes nos canais digitais do Poupatempo, est√£o as secretarias estaduais da Educa√ß√£o, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econ√īmico, Transportes Metropolitanos, Sa√ļde e Comunica√ß√£o, Detran.SP, Instituto de Identifica√ß√£o (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP),¬†Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, al√©m de algumas prefeituras.

Para quem tem d√ļvidas e busca por informa√ß√Ķes sobre como realizar os servi√ßos, o portal do Poupatempo oferece v√≠deos tutoriais e cartilhas orientativas, com o passo a passo das principais solicita√ß√Ķes.

Ao todo, são 20 cartilhas digitais que podem ser acessadas no site ou baixadas gratuitamente e impressas para serem consultadas quando o cidadão desejar.  Já a série com 16 vídeos está disponível também no canal do Poupatempo no Youtube, pelo link www.youtube.com/poupatemposp.

Para saber mais sobre as op√ß√Ķes de atendimentos online √© s√≥ acessar o portal¬†www.poupatempo.sp.gov.br¬†ou baixar ao app Poupatempo Digital. Em caso de d√ļvidas sobre os servi√ßos, basta escrever para o canal Fale Conosco.