Polo de Atendimento Estratégico  já atende síndromes gripais e Covid-19

Enfermeira da Prefeitura de Araraquara reitera importância do isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus

49

Embora a Rede Municipal de Saúde de Araraquara esteja preparada para atender a população nas ocorrências de outras doenças, a UPA da Vila Xavier centralizará o atendimento de todos os sintomas de síndromes gripais, sendo ou não do coronavírus, visando impedir a disseminação pela cidade.

Na segunda-feira (13), a enfermeira da rede municipal de Saúde da Prefeitura, Fabiana Araújo, reforçou a orientação: pessoas com síndrome gripal devem permanecer em quarentena domiciliar, isoladas até de outros familiares, para evitar a disseminação.

Em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura – Especial Coronavírus, via Facebook da Prefeitura, Fabiana acrescentou ser preciso manter a constantemente a higiene pessoal, como lavar as mãos, usar álcool gel e manter a casa arejada, entre outras providências.

As pessoas devem permanecer em casa até o limite possível da síndrome gripal tomando os medicamentos prescritos. E só devem procurar uma unidade de saúde quando estiver sentindo falta de ar e cansaço. Para esses casos, a UPA da Vila Xavier está equipada com leitos de UTI.

Ainda segundo a enfermeira, o isolamento já é recomendável em todos os casos de doenças respiratórias, como sarampo e meningite, mesmo com muitas pessoas imunes à essas doenças por conta das vacinas. Em relação à Covid-19, o isolamento é extremamente necessário porque envolve uma doença nova, que contamina a todos, sem distinção.

Fabiana também destacou que em saúde pública vale sempre lembrar a regra geral garantida pela legislação: o direito individual de uma pessoa não pode prevalecer sobre o direito coletivo, por causa do risco da disseminação do vírus.

E também reiterou que embora a preocupação maior seja com idosos, que representam o grupo de risco com maior potencial para a Covid -19, todos os segmentos da população devem manter o isolamento e evitar novo virus.

Nova estrutura

Vale ressaltar que a Prefeitura deu início na segunda-feira (13) ao acolhimento à população no Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, na UPA da Vila Xavier. A unidade receberá os araraquarenses com sintomas gripais e fará o encaminhamento para os demais hospitais da rede de saúde e ao Hospital de Campanha.

O Polo de Atendimento conta com a estrutura organizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que foi cedida para esse fim. O espaço fica em frente a UPA, possui 19 leitos de retaguarda e tem comunicação direta com a unidade de saúde por meio de um túnel coberto que corta a Rua José do Patrocínio.

O Polo de Atendimento também fará o encaminhamento de pacientes para o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha que será instalado na antiga Novamoto e terá 50 leitos, entre semi-UTI e retaguarda), para a Santa Casa de Araraquara e para o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense).