Patrimônio Histórico lança vídeo comemorativo ao Dia do Ferroviário

Dia do Ferroviário é comemorado nesta sexta-feira, 30 de abril; Araraquara tem a sua história marcada pela ferrovia

81

Dia 30 de abril é comemorado o Dia do Ferroviário e a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal da Cultura, lança um vídeo comemorativo no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial) para celebrar a data.

Produzido pela equipe da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, em parceria com o Museu Ferroviário e o MIS, o material faz um apanhado do surgimento da ferrovia e o desenvolvimento de Araraquara – lembrando que a história de Araraquara é marcada pela ferrovia – mas faz uma homenagem aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao ofício na linha férrea.

Patrimônio e memória se entrelaçam no roteiro, assim como na vida! O personagem do vídeo, o ex-ferroviário da Companhia Estrada de Ferro Araraquara, Geraldo Benedicto – o Chumbinho – trabalhou 30 anos na Estrada de Ferro e conta um pouco da vida na época da ferrovia. “Dá saudade, não sei porque foi acabar”, registra em depoimento o morador da Vila Ferroviária de Araraquara.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, lembra que o Dia do Ferroviário é muito mais que uma data a ser lembrada. “A história de Araraquara está profundamente entrelaçada à chegada dos trilhos no município e isto vai para muito além das questões econômicas envolvidas, que evidentemente foram imensas. As transformações no tecido social da cidade, com o afluxo de pessoas e de mercadorias, a velocidade no tráfego de informações, abrem as janelas de Araraquara para o mundo. Talvez o advento contemporâneo que mais se aproxima do impacto das transformações trazidas pela chegada dos trilhos, seja o acesso à internet: há um antes e um depois”, explica.

Para o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, “o foco desta produção comemorativa foi abordar a data a partir da memória, do patrimônio intangível, ou sensível, para além do patrimônio material que constitui o museu”.

Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo foi reinaugurado em 27 de agosto de 2011 e está localizado na antiga Estação Ferroviária, inaugurada pela Estrada de Ferro Rio-Clarense em 1885. Seu objetivo é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia. Assim, a população possui um museu para as futuras gerações conhecerem uma parte importante da história de Araraquara.

O museu apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). No andar térreo do Museu os visitantes podem observar a Sala do Chefe da Estação, que representa uma sala de chefia da estação, com móveis de época e objetos que a compunham. Ao lado da Sala do Chefe, há uma sala de comunicação, com aparelhos que garantiam a segurança do trânsito ferroviário. Já no saguão superior é possível conferir a Sala Memorial do Imigrante, Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório.

Ainda, no Salão Principal, um painel de 7,5 metros denominado “Linha do Tempo” permite ao visitante observar a história da ferrovia, década a década, de 1830 até os dias de hoje. Com material didático, a Linha do Tempo apresenta um panorama da ferrovia no mundo, no Brasil, e em Araraquara.

Vale lembrar que, devido à pandemia, o processo de reabertura do Museu Ferroviário está iniciando com os seguintes horários: das 9h às 17 horas, com atendimento máximo ao público simultaneamente de 10 pessoas, sendo 5 no térreo e 5 no piso superior.

O Museu Ferroviário está localizado à Rua Antônio Prado, s/nº (antiga Estação Ferroviária). Mais informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3322-2770 ou pelo e-mail patrimoniohistorico@araraquara.sp.gov.br.