Ópera italiana encanta público no CEAR

Apresentação lírica com a Cia. Ópera São Paulo seguiu as normas sanitárias de prevenção à COVID-19

50

Com uma apresentação emocionante, a Cia. Ópera São Paulo foi destaque na agenda cultural de Araraquara na última sexta-feira (11), com a ópera “A Caminho do Interior – Il bel canto italiano”, no Centro Internacional de Convenção (CEAR). O espetáculo gratuito foi realizado seguindo normas sanitárias, devido à pandemia da COVID-19, e contou com a presença do prefeito Edinho Silva.

“Foi lindo o espetáculo de ópera italiana no Centro Internacional de Convenção. Para nós, de Araraquara, é uma grande alegria fazer parte dessa turnê que percorre o interior de São Paulo. Agradeço muito ao Consulado Geral da Itália em São Paulo pela parceria conosco”, apontou Edinho.

O prefeito destacou que o evento recebeu poucas pessoas presencialmente, em razão da pandemia, mas foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Araraquara. Também, Edinho agradeceu as presenças do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa; da cônsul adjunta, Lívia Sattulo; e da secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli. “Agradeço, ainda, ao deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), que também colaborou para a construção dessa parceria”, finalizou.

“A caminho do interior – Il bel canto italiano” vem levando ao interior do Estado de São Paulo as grandes obras dos principais compositores do bel canto na ópera italiana e suas melodias memoráveis e aclamadas pelo público. Com três cantores líricos e um pianista, o espetáculo encanta com as belas melodias das óperas italianas de Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Gaetano Donizetti em óperas como “Lucia di lammermoor”, “I Puritani” e a famosa “O Barbeiro de Sevilha” com o conhecido personagem Fígaro.

Os cantores líricos e o pianista realizam grandes interpretações em árias, duetos e trios das óperas mais populares dos compositores que formam a tríade bel cantista italiana. O elenco é formado por Raquel Paulin (soprano), Anibal Mancini (tenor), Johnny França (barítono) e Flávio Lago (pianista). A realização artística fica por conta da Cia. Ópera São Paulo que tem a direção artística de Paulo Abrão Esper e coordenação geral de Alberto Marcondes.

A turnê – que teve início no último dia 05 em Ribeirão Preto – também passou por: São João da Boa Vista, São Paulo e Jacareí.

A apresentação foi realizada observada as medidas sanitárias e de distanciamento. Para isso, as poltronas foram ocupadas com assentos alternados.  Vale destacar que o CEAR passou por uma higienização completa antes do início da apresentação e contou com o controle de entrada e saída para evitar aglomeração, com medição de temperatura e a disponibilização de álcool gel para o público. Ainda, o público cumpriu as medidas sanitárias, com o uso de máscaras, higienização com álcool gel e distanciamento mínimo entre pessoas de 1,50 metro.