Oficinas encerram edição do programa Cultura em Rede

Artesanato e arte drag são temas das oficinas que encerram a edição do programa Cultura em Rede

33

A edição do programa Cultura em Rede se encerra no domingo, dia 23 de maio, com oficinas de artesanato e arte drag. Os vídeos dos artistas selecionados via edital da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart podem ser acessados no canal oficial da Prefeitura de Araraquara no YouTube.

O edital, que faz parte do projeto Cultura em Rede – edição 2021, foi elaborado a fim de auxiliar os artistas de Araraquara neste período de pandemia, já que o setor de eventos é um dos fortemente prejudicados com a crise mundial.

O “Cultura em Rede 2021” será exibido pela internet, através da plataforma do Youtube da Prefeitura de Araraquara. O link também será disponibilizado nas plataformas Facebook e Instagram. Os vídeos tem duração entre 20 e 30 minutos.

Sobre as oficinas

OFICINA EM ARTESANATO

16h00 – Oficina de fio de contas “Raízes – medicinas dos quintais e terreiros”, com Maria Eduarda

A série “Raízes – medicinas dos quintais e terreiros” é um projeto criado pelaFlores.seremos para a manutenção dos trabalhos em Educação Popular em Saúde busca transgredir os limites do aprender, aproximando-se da didática de Paulo Freire, e encontra nas histórias e causos populares uma maneira de falar e ser compreendida. É manter viva a tradição oral dos saberes populares e manifestações culturais criadas nos terreiros e quintais dos mestres populares. Dessa forma, o quintal de Dona Marina nos transporta de volta para as nossas raízes através de seus preparos com ervas, do seu benzimento e de seu terreiro. Terreiro este chefiado, de lá de cima, por Pai Eduardo, negro que fora escravizado e enterrado em Araraquara. Por tanto milagre que este preto velho fez, o seu túmulo foi tombado e hoje é patrimônio cultural e religioso da cidade. E como o próprio documento diz, a preservação da memória é um dos instrumentos de reafirmar as raízes de uma população, sendo o culto ao negro Eduardo de caráter genuinamente araraquarense.

Ficha técnica

Idealização, pesquisa, roteiro e mediação: Maria Eduarda Senna Pierri

Direção de fotografia, captação e edição de imagens: Bruno Marques

Música: Ladainha pra Iansã de Vinicius Zurlo

Facilitadora: Babalorixá Marina Blandina Marasca Pierri

16h30 – Oficina “Bon – sai = Plantado em uma bandeja”, com Carlos Alberto de Oliveira

A arte do Bonsai data de 700 A.C. na China. Nesses 28 séculos essa arte foi difundida para o mundo inteiro e suas técnicas de cultivo foram sendo aprimoradas desde os estilos, substrato, vasos, etc. Hoje se cultiva o Bonsai em todas as partes do mundo, cada povo com suas técnicas. É sobre isso que pretendemos apresentar nessa oficina sobre a Arte Milenar do Bonsai. A oficina tem como objetivo comtemplar pessoas que desejam conhecer mais sobre essa arte milenar e também conhecimento de plantas, técnicas de podas, estilos, adubação, etc. E apresentando juntamente um pouco da história dessa arte, e principalmente como manter sua planta viva e com muita saúde.

Ficha técnica

Texto, filmagem, edição de vídeo e áudio: Carlos Alberto de Oliveira.

OFICINA ARTE DRAG

17h00 – Oficina Arte Drag, com Tainan Ferreira da Silva

Celebrando a partir de maquiagens, performances, roupas, dublagens, roteiros, desejos, o que compõe as drags, a celebração feminina de dentro pra fora. Essas artistas são admiradas por suas transitoriedades de gênero, tendo enquanto uma subcultura de um grupo marginalizado LGBTQIA+. Tayra Moon nos traz sua personalidade artística com a essência feminina e sua delicadeza em detalhes, caráter político, passos de dança, dublagens e roupagens, sendo referência em Araraquara e região para ser mentora desse projeto. Através desses interesses do universo feminino a Drag Queen Tayra Moon tem como objetivo trazer informações, conhecimentos para a valorização da arte drag, pois hoje muito se fala sobre as personagens das Drags mas além do personagem e do show a parte existem as curiosidades através delas.

Ficha técnica

Drag Queen Tayra Moon, performista, maquiador: Tainan Ferreira

Serviço

“Cultura em Rede 2021” – exibição de vídeos com artistas de Araraquara

Exibição online: Youtube da Prefeitura de Araraquara

Links de direcionamento disponibilizados: Facebook e Instagram (páginas oficiais da Prefeitura)

Programação do dia 23 de maio

OFICINA EM ARTESANATO

16h00 – Oficina de fio de contas “Raízes – medicinas dos quintais e terreiros”, com Maria Eduarda

16h30 – Oficina “Bon – sai = Plantado em uma bandeja”, com Carlos Alberto de Oliveira

OFICINA ARTE DRAG

17h00 – Oficina Arte Drag, com Tainan Ferreira da Silva