Novos Guardas Civis passam por curso de formação sobre preservação do meio ambiente

O curso foi ministrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e teve duração de 12 horas

27

Os novos guardas civis municipais contratados pela Prefeitura, que frequentam o curso de formação até o mês de setembro, participaram nesta semana do módulo “Na Preservação do Meio Ambiente”, oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O curso teve duração de 12 horas e foi ministrado pelo técnico em Serviços Públicos, Tiago Sant’ Ana de Oliveira e pelo gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro.

Foram ministradas as disciplinas: Proteção da Biodiversidade; O Papel da Guarda Municipal na Defesa do Meio Ambiente; Solo, erosão e recursos hídricos; Ocupação irregular do solo; Uso inadequado dos recursos naturais; Sustentabilidade; Reciclagem; e Educação Ambiental.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, destacou o envolvimento dos novos guardas municipais no curso. “Muitas perguntas e importantes discussões foram realizadas, o que demonstrou a conscientização e sensibilização novo(a)s Guardas Municipais sobre a importância da preservação do meio ambiente para garantir, recursos naturais em quantidade e qualidade para o desenvolvimento das futuras gerações, bem como, atuarem frente aos problemas ambientais que ocorrem no município”.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, reforçou a importância do módulo na formação dos guardas municipais. “Eles se deparam com diversas situações durante o cotidiano do trabalho que exigem um nível alto de consciência ambiental e de conhecimentos na área”.

O curso de formação de guardas civis municipais tem a duração de 14 semanas e é realizado pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública em parceria com a Escola de Governo do Município de Araraquara.

Participam do curso os 24 candidatos aprovados nas etapas anteriores do Concurso Público 004/2019, aberto pela Prefeitura em dezembro de 2019 para a contratação de novos guardas municipais.