Municípios se preparam para lockdown regional

Em maio, 88 pacientes Covid morreram esperando leitos de UTI na região

42

O prefeito Edinho Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (17), de uma reunião com prefeitos da nossa região, diretoria do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e representantes do Governo do Estado. Os municípios estão planejando um lockdown regional para conter a Covid-19.

A situação da pandemia é muito crítica em toda a região. Segundo o DRS 3, em maio, 88 pacientes com Covid-19 morreram em toda a região aguardando um leito de UTI no sistema de regulação de vagas, o Cross.

Em Araraquara, atingimos o índice de fechamento das atividades previsto em decreto pelo terceiro dia seguido, o que configura a necessidade do lockdown para salvar vidas e para que nosso sistema de saúde não entre em colapso nas próximas semanas. Os detalhes estão sendo elaborados para publicação em decreto.

“As medidas restritivas serão importantes para conter a transmissão do coronavírus enquanto a vacinação ainda avança. A previsão é de que a vacina chegue até os 40 anos de idade até a primeira semana de julho. Enquanto isso, precisamos do isolamento social e dos cuidados preventivos”, disse o prefeito.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Saúde, Eliana Honain; e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

Participaram online Edna Martins, Jorge Bedran e Fernando Medeiros, representando o Governo do Estado; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Jeferson Yashuda; além dos prefeitos e representantes dos municípios.