Município trabalha para oferecer ambiente escolar seguro na volta às aulas

Alunos retornam de férias com aulas presenciais e medidas de segurança sanitária

34

As aulas nas escolas da rede municipal de educação foram retomadas nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, após o período de férias escolares, ainda com atendimento de até 35% dos estudantes matriculados, com atividades e aulas presenciais e não presenciais, mediadas ou não por tecnologia da informação e comunicação.

Nesta semana, as unidades escolares municipais estão reorganizando os espaços para atendimento das determinações do Decreto nº 12.623, de 14 de julho de 2021, e analisando os dados da consulta de adesão ao retorno às aulas e atividades presenciais na Rede Municipal de Educação de Araraquara, que teve início em de 26 de julho e segue até o próximo dia 6 de agosto. A consulta possibilitará que a escola se organize para melhor atender a demanda possível dentro das condições de atendimento da escola.

A Secretária Municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que durante esta semana será feito um balanço e um planejamento para aprimorar cada vez mais os procedimentos de biossegurança. “Nesta semana estamos dando as boas-vindas aos adolescentes, crianças, jovens e adultos que estão retornando das férias de julho. Também estamos fazendo todo o processo de organização e planejamento para recepcionar os alunos cujas famílias entenderam, na consulta pública feita pela Secretaria Municipal de Educação, que era o momento de retornar presencialmente. Cada uma das unidades da Rede Municipal de Educação está trabalhando arduamente, desde o início do ano, para recepcionar os alunos seguindo todas as regras e protocolos estabelecidos para que possamos ter ambientes seguros. Para isso, é preciso que a aliança entre comunidade e escola se faça e se reforce, que as famílias nos ajudem a cuidar mais e melhor dos seus filhos e para que os nossos ambientes sejam ambientes tranquilos e seguros para todos”, destacou.

O compromisso da Secretaria Municipal da Educação sempre foi o de oferecer um ensino de qualidade, porém neste momento em que muitos alunos voltarão após um longo tempo longe das salas de aula, as ações devem ser potencializadas. “Não basta que os alunos estejam matriculados, nosso compromisso é com o processo de aprendizagem e desenvolvimento de todos e de cada um. Sejam muito bem-vindos no retorno às aulas e sejam muito bem-vindos aqueles que, depois de um longo período, depois de um longo processo de distanciamento físico da escola, estão retornando aos ambientes escolares. Que esses ambientes o recepcionem e que sejam efetivamente ambientes de aprendizagem, desenvolvimento e felicidade para cada um dos nossos alunos. A todos os educadores, professores, funcionários, tão necessários e importantes para as nossas unidades, desejamos que tenham um bom retorno e que juntos possamos fazer uma educação de qualidade para todos os nossos alunos e alunas”, completou a secretária.

É importante destacar que a preparação para o retorno presencial dos alunos tem ocorrido de forma responsável, com toda a seriedade que o momento pandêmico requer e sem perder de vista o compromisso do Poder Executivo Municipal com a garantia do direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Volta da esperança

Na segunda-feira, durante a inauguração das obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação (CER) José Pizani, no Jardim Yolanda Ópice, a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, falou sobre a importância da retomada presenciais. A secretária destacou o fato de Araraquara completar quatro dias sem óbitos por Covid-19 e valorizou o retorno das crianças e adolescentes ao ambiente escolar. “Hoje, logo cedo, eu recebi uma mensagem de uma amiga que me desejou um feliz Ano Novo. Eu fiquei pensando e percebi que é um feliz Ano Novo escolar, porque as crianças retornam hoje. Isso é extremamente importante porque estamos cheios de esperanças de que estejamos realmente controlando a pandemia”, explicou.

Eliana falou sobre o trabalho realizado para conter o coronavírus na cidade. “Sabemos o quanto estamos trabalhando no município de Araraquara, o quanto o prefeito, toda a Câmara Municipal, todos os envolvidos, todos os funcionários da Prefeitura como um todo, todos os funcionários da Saúde, saíram em detrimento de salvar vidas. Estamos colhendo a volta da esperança, da educação estar retornando, pois sabemos que essa ausência das crianças no recinto escolar causou tantos problemas. Gostaria de parabenizar a Clélia pelo empenho e pela luta para que as aulas pudessem ser retomadas com todo cuidado e com toda segurança”, completou.

“Sem educação não há oportunidades”

Para o prefeito Edinho, a volta às aulas presenciais é de suma importância para que a educação volte a gerar oportunidades para quem mais precisa. “Penso que a pandemia e essa ausência das crianças no processo educacional está aumentando o abismo entre aqueles que têm oportunidade e aqueles que não têm oportunidade. Não existe oportunidade na vida sem educação. Então nós precisamos, com todos os cuidados e protocolos, retomar o processo educacional para que não aumente ainda mais as desigualdades que já são estruturais em nosso país”, analisou o prefeito.