Mulher de 60 anos é a 575ª vítima fatal da Covid-19 em Araraquara

Araraquara já aplicou, até o momento, 266.945 doses, sendo 176.555 da primeira dose, 84.329 da segunda dose e 6.061 de dose única   

110

Araraquara registrou neste sábado, mais 26 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 3,04 % de 853 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,91%, sendo 18 positivados de 202 amostras.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 651 testes no dia 27 de agosto, com 9 positivados.

Portanto, agora Araraquara tem 29.442 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 170 permanecem em quarentena e 28.697 já saíram. Aguardam resultado de exames 169 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 34 pacientes estão internados. Destes, 14 estão em enfermaria, sendo 12 confirmados e 2 suspeitos, e 20 estão em UTI; 18 confirmados e 2 suspeitos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 5 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 11 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 16 pacientes.

Do total de 34 internados, 17 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 05 estão em enfermaria e 12 estão em UTI.

Os 17 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (1), Boa Esperança do Sul (2), Guarapiranga (1), Ibitinga (1), Motuca (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (3), São Simão (1), Tabatinga (2) e Taquaritinga (1).

Araraquara registrou, até o momento, 575 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 60 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde o dia 02 de agosto. O óbito suspeito, que estava sendo investigado, foi descartado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Vacinação

Com base nas doses de vacina entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS- Araraquara), órgão do Governo do Estado, a Comissão de Organização da Vacinação do Município definiu a continuidade da vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, a partir de segunda-feira, dia 30 de agosto.

A semana vai começar com o início da imunização dos adolescentes de 17 anos, sem comorbidades, na segunda-feira, avançando para os adolescentes de 16 anos, sem comorbidades, na terça, dia 31, em 4 polos de vacinação: drive-thrus do Cear, do Sesc, unidades do Sesa e Vale do Sol. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Será mantida também a imunização dos adolescentes, com comorbidades, de 12 a 17 anos, e dos deficientes, lactantes, gestantes e puérperas dessa faixa etária, também nestes 4 polos: drive-thru do Sesc e no drive-thru do Cear, somente acompanhados de responsável, e também unidades do Sesa e do Vale do Sol, onde está sendo aplicada a vacina sem a presença de um responsável, mas, neste caso, deve ser apresentado o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo responsável. O documento está disponível nas unidades de saúde e no site da Prefeitura, para impressão.

E continuará a aplicação de segunda dose da Coronavac e da Astrazeneca, em todos os polos de vacinação, até as 15 horas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os adolescentes de 12 a 17 anos devem ser imunizados com a vacina da Pfizer, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde avança no calendário com este público.  Para retomar a vacinação de 18 anos ou mais, o município ainda aguarda as novas remessas de Coronavac e Astrazeneca, que deverão ser distribuídas na próxima semana.

Hoje, os estoques desses dois imunizantes estão sendo utilizados para completar a imunização das pessoas que precisam tomar a segunda dose.

Araraquara já aplicou, até o momento, 266.945 doses, sendo 176.555 da primeira dose, 84.329 da segunda dose e 6.061 de dose única.