Motuca restringe atividades e entrada de pessoas de outras cidades

A Prefeitura instalou barreiras e contratou uma empresa para controlar o acesso, como no ano passado

67

As regras valem tanto para a área urbano como os Assentamentos locais. Estão previstas para durar uma semana, até o próximo domingo (27), e foram criadas após Araraquara solicitar apoio aos municípios da região para conter a circulação da Covid-19. O município é referência no atendimento a pacientes da doença e os hospitais estão com os leitos praticamente esgotados.

Com relação ao comércio, apenas atividades consideradas essenciais como supermercados, açougues, padarias, farmácias e postos de combustíveis podem fazer atendimento presenciais das 8h às 19h. A entrada fica restrita a um membro por grupo familiar, respeitando o limite de 20% da capacidade, com medição de temperatura. Os clientes devem utilizar máscaras e o estabelecimento deve fornecer álcool em gel e higienizar periodicamente o local.

As atividades consideradas não essenciais estão autorizadas a realizar vendas das 8h às 20h na forma de delivery e drive thru, que é retirada de veículo no local sem que o cliente desembarque.

Ambulantes de outras localidades estão proibidos de vender na cidade. Apenas os daqui, das 8h às 19h. Serviços automotivos como mecânica, borracharia e auto elétrica estão autorizados a funcionar sem a presença de pessoas ou clientes das 8h às 18h. Correios e Cartório também ficam autorizados no mesmo período.

Com exceção de serviços considerados essenciais como saúde, limpeza pública e segurança, os atendimentos presenciais em todas as repartições da Prefeitura estão suspensas no período, bem como reuniões, transporte público, eventos e a prática de atividades sociais e esportivas. Apenas serviços internos da administração direta e indireta estão mantidos, das 7h às 17h.

Somente pessoas que moram, trabalham ou realizem atividades de saúde, segurança ou exercício de serviços podem entrar na cidade. As pessoas de outras localidades que atendam estas regras devem apresentar testes negativos para a Covid ou comprovante que recebeu a segunda dose da vacina em ao menos 15 dias. A Prefeitura instalou barreiras e contratou empresa para controlar o acesso, como no ano passado.

As atividades religiosas com fieis também estão proibidas. É permitido a transmissão online dos cultos com a presença apenas do chefe da entidade religiosa e um auxiliar.

Toda reunião pública e privada, independente do número de pessoas está proibida, seja em espaço público ou particular. Feiras livres, manicure, maquiadora, massagens, vestuários, eletrônicos, academias, clinicas de estéticas, e demais atividades congêneres também não podem funcionar.

As indústrias estão autorizadas a funcionar, desde que cumpram medidas sanitárias de segurança. Velórios são permitidos por no máximo 3 horas com permanência rotativa de 10 pessoas.

A circulação de veículos e pessoas tanto na área urbana como Assentamentos pertencentes ao município está proibida das 21h às 6h, com exceção de casos de atendimento médico para pessoas ou animais.

As sanções pelo descumprimento das normas são: advertência, embargo ou interdição do estabelecimento, entre outras. Qualquer cidadão podem encaminhar denúncias por meio da Polícia Civil que adotará as medidas criminais, bem como a Policia Militar e a Vigilância Sanitária Municipal.

(Com informações do portal Cenário Social)

Foto: Cenário Social