Meio Ambiente realiza avaliação da fumaça dos veículos do Centralizado

O teste é realizado anualmente com uso do Cartão Índice de Fumaça tipo Ringelmann reduzido

18

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizaram na manhã desta terça-feira (20) a avaliação de fumaça preta em veículos a diesel do Centralizado Municipal. A ação está prevista na Diretiva Qualidade do Ar do programa Município Verde e Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, reforça que o teste é realizado anualmente em toda frota municipal que utiliza diesel. “De acordo com os nossos técnicos o resultado foi muito positivo, todos os veículos foram aprovados”.

A agente de Fiscalização Ambiental, Mônica Lago, explica que os testes foram realizados utilizando o Cartão Índice de Fumaça tipo Ringelmann reduzido. “A metodologia indicada pela Cetesb analisa a qualidade da fumaça emitida pelos veículos a diesel, levando em consideração a cor como parâmetro principal”.

Para a agente de Fiscalização Ambiental, Tatiana Vargas, a medida ajuda a garantir a qualidade do ar na cidade. “A poluição do ar é uma das mais graves ameaças à qualidade de vida dos habitantes da cidade”.

Cabe lembrar que o município possui a Lei Municipal Nº 7019/2009 que dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os veículos pertencentes à administração direta ou indireta do município de Araraquara, bem como de prestadores de serviços, passarem por inspeção veicular.