Meio Ambiente apresenta Plano de Manejo do “Parque Natural Municipal do Basalto” para o COMDEMA

A apresentação será feita em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), nesta terça-feira (20)

39

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realiza nesta terça-feira, às 18h, uma reunião extraordinária para iniciar os debates acerca do Plano de Manejo da Unidade de Conservação Integral “Parque Natural Municipal do Basalto”. Durante a reunião será apresentado o primeiro plano de manejo feito pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade a fim de dar prosseguimento à consolidação do espaço como uma área protegida.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destaca que o documento traz as diretrizes que irão nortear o manejo e o uso do espaço. “Este Plano ainda não será o definitivo, mas inicia um importante processo que visa a conservação desse espaço público voltado à preservação do meio ambiente e da educação ambiental não só do nosso município, mas de toda a região”. Ele reforça que estas ações também integram as diretivas do Programa Município Verde Azul, como proatividade do COMDEMA.

Cabe lembrar que em 05 de junho de 2020, marcando a comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Edinho Silva, através do Decreto Nº 12.289/2020, criou legalmente a Unidade de Conservação Integral Parque Natural Municipal do Basalto. A partir deste instrumento legal, foi possível concluir o CNUC (Cadastro Nacional de Unidades de Conservação) no dia 08 de junho de 2020, regularizando a UC não somente no município, mas também na esfera Federal recebendo o código nº 0320.35.4067.