Jornalista araraquarense tem conto publicado na coletânea do Prêmio OFF FLIP 2021

Prêmio é paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)

103

Vitor Franceschini/Colaboração

O Prêmio OFF FLIP de literatura é um prêmio literário mantido pela editora Selo OFF FLIP. Esta premiação busca estimular a criação em língua portuguesa desde 2006. Ele foi criado no contexto da OFF FLIP, evento paralelo e complementar à Festa Literária Internacional De Paraty (FLIP) que reúne escritores do Brasil e do exterior em saraus, lançamentos e mesas de debate. Além das premiações, o evento contempla participantes selecionados com a publicação de sua obra na coletânea “Prêmio OFF FLIP”.

Este ano, o escritor, jornalista e revisor de texto araraquarense, Otavio Mazza, teve seu conto “Todas As Tardes” selecionado para a coletânea. Segundo Mazza, sua irmã o incentivou a participar da premiação. “Foi uma sugestão da minha irmã, Moira e minha sobrinha, Olívia Andrade, que também participou”.

Apesar de paralelo à FLIP, o Prêmio OFF FLIP de literatura conta com prestígio tão grande quanto a feira que o originou. Isso exige muito dos participantes, pois a curadoria do evento é cuidadosa e rigorosa. “É integrado a esse contexto geral e tem uma curadoria muito exigente”, complementa o escritor.

O Prêmio OFF FLIP de literatura contempla participantes em três categorias, poesia, crônica e conto. Mazza foi selecionado pelas três, mas optou apenas pelo conto, onde ele pôde unir, além de sua formação, que é o jornalismo, sua experiência como escritor. “Eu optei pelo conto porque a publicação é colaborativa, então eu achei que fazia sentido eu escolher apenas uma para participar”.

Uma história real, envolvendo uma ex-namorada, foi a inspiração para o conto “Todas As Tardes”. “Tudo que está no conto foi ela (minha ex-namorada e hoje amiga) que contou. Claro, eu revesti isso tudo com meu estilo literário”, diz.

Para acompanhar o trabalho de Otavio Mazza, acesse otaviomazza.wordpress.com. Quem quiser mais informações sobre o Prêmio Off Flip de literatura, acesse selo-offflip.net.