João Clemente: Trabalho é a palavra de ordem do meu mandato

“Pelo respeito por meus eleitores e toda a população de Araraquara, vou me entregar de corpo, alma e coração aos trabalhos que me competem na Câmara”, diz o vereador do PSDB

87

José Augusto Chrispim

Como vem fazendo desde o início do ano, o Jornal O Imparcial trouxe nesta edição mais um vereador da atual legislatura da Câmara Municipal de Araraquara para que a população saiba quem são e como esperam desempenhar seu mandato. O advogado João Paulo Clemente Júnior (PSDB), de 30 anos, é neto de uma ex-faxineira da Câmara Municipal e se orgulha de hoje poder ocupar uma das 18 cadeiras no Legislativo araraquarense. O Psdebista foi eleito com 1.127 votos.

Clemente integra a Bancada do PSDB na Câmara dos vereadores de Araraquara junto do vereador Rafael de Angeli. Os dois compõem a oposição ao governo municipal do prefeito Edinho Silva (PT).

O vereador falou à reportagem sobre suas expectativas e quais projetos espera colocar em prática durante seu mandato.

Veja a entrevista na íntegra:

O Imparcial: Fale um pouco sobre sua formação e história na política.

João: “Sou bacharel em Direito, de formação, mas tudo o que envolve o

ser humano me interessa. A minha fé (católico praticante) me ensinou a ter gosto por tudo o que diz respeito ao humano na sua totalidade, ou seja, de maneira integral. Reflito sempre em como podemos melhorar o mundo em que vivemos como tornar a sociedade mais justa, fraterna e equânime, como garantir oportunidades de emprego, renda, educação formal a todos. O acesso à saúde de qualidade, à segurança, à liberdade de expressão, o respeito à diversidade também são temas muito preciosos para mim. Com o diálogo respeitoso, a escuta ativa, a empatia, colocando o afeto em nossas ações cotidianas tendemos a criar um caminho apropriado para o Terceiro Milênio, valorizando as qualidades das pessoas (subjetividade e individualidade), respeitando o meio ambiente, respeitando a diversidade pulsante em nossa comunidade. Na política propriamente dita, concorri à uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2016, tendo merecido uma votação expressiva, mas devido ao quociente eleitoral aplicado na época, não cheguei a ocupar uma das dezoito cadeiras. Nas eleições de

2020, obtive êxito em me eleger Vereador na Câmara Municipal de Araraquara para a Legislatura 2021 – 2024. Um grupo de pessoas

organizadas é capaz de fazer muita coisa! Estou muito feliz, motivado em proporcionar o máximo de dedicação para melhorar a vida das pessoas de nossa querida Morada do Sol. Cidade onde nasci, onde meus pais me criaram e me educaram, onde reside boa parte de minha família, onde cultivo centenas de amizades e onde conheci minha noiva”, diz sorrindo.

O Imparcial: Quais são suas expectativas para seu primeiro mandato como

vereador?

João: “As minhas expectativas são as mais esperançosas possíveis. Estou

aprendendo muito diariamente, a rotina da Câmara, as reuniões das comissões, sendo certo que faço parte da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Logo no início do mandato participamos de sessões extraordinárias e estamos indo para a terceira sessão ordinária prevista para ocorrer no dia 02 de fevereiro próximo. Respeito demais meus eleitores diretos e toda a população de Araraquara, assim, não posso deixar de me entregar de corpo, alma e coração aos trabalhos que me competem na Câmara Municipal de Araraquara, local em que minha avó (Odette Machado de Campos) trabalhou (digo isso com muita dignidade) na área de limpeza e onde seu neto agora ocupa uma cadeira na vereança. Chegamos! Agora vamos trabalhar em prol de toda a comunidade araraquarense, vamos servir a toda à população. Trabalho é a palavra de ordem”.

O Imparcial: Qual é a linha política que você pretende seguir?

João: “Equilíbrio é uma das palavras que nortearão nosso mandato. Dialogando, trabalhando o consenso, ouvindo todas as vozes do Parlamento, atento às expectativas e anseios da população, construindo um mandato colaborativo, responsável, no qual o bem-estar da população está em primeiro plano. Também vamos atuar nas frentes da Educação, do Incentivo ao Empreendedorismo e da Prevenção às Drogas”.

O Imparcial: Em uma Câmara Municipal tão heterogênea, você acredita que os vários setores da sociedade estão representados nesta legislatura?

João: “Os Vereadores eleitos são uma parte significativa do tecido social,

mas, ainda que diversos setores da sociedade estejam representados, o contexto, a textura encontrada nos diversos extratos que representam nossa sociedade é maior, haja vista ser formada por uma pluralidade de profissionais, de pessoas engajadas em atividades do terceiro setor, de pessoas que estão se reinventando profissionalmente, de profissões que estão sendo criadas neste momento, de empreendedores. Vamos trabalhar no presente, no agora para garantir que cada vez mais haja multiplicidade de setores representados em nossa Câmara, nos cargos eletivos em geral”.

O Imparcial: A Bancada do PSDB foi contrária a nomeações de membros do partido em cargos na prefeitura. Para você, quais são os principais

motivos para essa atitude?

João: “Estou muito tranquilo com nossa posição, pois ficou demonstrado

que nosso partido dialoga e, acima de tudo, respeita opiniões diversas dentro da própria agremiação. As nossas lideranças municipais e regionais dialogaram e cada qual chegou ao seu consenso, respeitando as nomeações realizadas pela Prefeitura Municipal e as decisões individuais dos nomeados. Sendo certo que a fiscalização também faz parte das atividades dignadas ao Vereador, à luz da tripartição dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, e certamente nossa bancada fiscalizará, de perto, a

atuação de todos os Secretários nomeados e suas respectivas pastas”.

O Imparcial: Quais projetos você pretende implantar como vereador?

João: “A sociedade será o farol do nosso mandato. Estaremos atentos às

demandas do município, às propostas de melhoria que virão da população, da coletividade, das pessoas que vivem suas vidas na cidade e conhecem os problemas reais de um povo batalhador, que ama tanto Araraquara como eu amo e que conosco, juntos, construiremos um lindo trabalho. Também vamos realizar análises acerca de progressos em todos os setores da cidade, propondo indicações de melhorias à Prefeitura Municipal, atuando na linha de frente dos problemas e propondo soluções consensuais, visando sempre o bem-estar das pessoas que vivem, trabalham, visitam, respiram  Araraquara”.

O Imparcial: Além de fiscalizar o Executivo, em que áreas você pretende atuar como vereador?

João: “Experenciamos um momento de desafios”. A geração de emprego e

renda, o acesso a saúde, educação, transporte, segurança, públicos e de qualidade deve nortear nossa atuação. A situação de pandemia que vivenciamos também será uma de nossas frentes de trabalho, pois reflete em todos os setores da sociedade, sendo no social, no econômico, no respeito a saúde e dignidade das pessoas. O Vereador possui como funções primordiais o legislar e o fiscalizar (o Executivo), contudo, como dissemos no início desta reportagem, tudo o que abarca o ser humano, a qualidade de vida das pessoas será objeto de desempenho de nosso mandato”, finalizou o tucano.