Instituto Anderson Varejão lança projeto em parceria com o Sesi de Araraquara

O objetivo do programa é oferecer aulas de basquete para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos matriculados na rede municipal de ensino

64

O Sesi Araraquara recebeu na manhã deste sábado (4), a abertura do projeto ‘Basquete Educação’, iniciativa promovida pelo Instituto Anderson Varejão em parceria com o Sesi. O objetivo do programa é oferecer aulas de basquete para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos matriculados na rede municipal de ensino. Com aulas iniciadas na semana passada, o projeto contempla até o momento 80 crianças, metade do número que visa atender na cidade, que é de 160.

O evento deste sábado, que contou com a distribuição de uniformes para os primeiros inscritos, teve a presença dos organizadores do projeto, entre eles o técnico João Marcelo Leite e o ex-jogador Toninho, que defenderam a equipe da Uniara quando o time viveu o auge de sua trajetória, no início dos anos 2000. O araraquarense Leonardo Fernandes de Camargo, o Léo Provac, é um dos professores do projeto.

O Instituto Anderson Varejão contempla três cidades do Espírito Santo e, além de Araraquara, passará a atender também Franca e Sumaré, ou seja, é um projeto de âmbito nacional. A iniciativa é fonte de estímulo para o lazer, a recreação e a transformação social. O ‘Basquete Educação’ também complementa a educação dos participantes, oferecendo palestras com temas importantes da atualidade, como drogas e violência. A prática do esporte ajuda as crianças a melhorar o condicionamento físico e respiratório, além da coordenação motora e habilidade, e a fortalecer os músculos.

O projeto é apoiado pela Decolores Mármores e Granitos, Let´s, Grupo Águia Branca e Maza, com a realização da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

O início

Nascido no interior do Espírito Santo, Anderson Varejão conheceu o esporte ainda criança, e ainda menino, tinha o sonho de virar jogador de basquete. Se tornou um ídolo reconhecido no Brasil e no mundo. Com o desejo de devolver à comunidade um pouco do que o esporte lhe proporcionou, Anderson Varejão criou o Instituto Anderson Varejão em 2014.