Inscrições para o concurso do IBGE começam na sexta-feira (19)

Ao todo, serão abertas mais de 204 mil vagas destinadas a qualquer candidato com Ensino Médio para o Censo Demográfico deste ano

408

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 18, os processos seletivos simplificados para o Censo Demográfico 2021. Serão oferecidas vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários para quase todos os municípios do país. Este será o primeiro edital a ser publicado pelo órgão, com mais de 204 mil vagas temporárias para as funções.

Em ambos os cargos, a duração dos contratos poderá ser prorrogada com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários. No Censo, são visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta.

A banca responsável pelas provas provavelmente será a Cebraspe, que já tinha sido escolhida no ano passado e foi suspensa por conta da pandemia. Considerada a mais temida pelos concurseiros, ela tem um estilo de prova diferente das demais bancas, como explica o coordenador de carreiras administrativas do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues. “Diferentemente das outras bancas, a Cebraspe costuma fazer suas provas no modelo ‘certo ou errado’. Além disso, os temas de redação, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares”.

Para conseguir se preparar bem, a principal dica do coordenador AlfaCon é fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”. Rodrigues ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas.

Mais vagas ainda por vir

Além do concurso para o Censo Demográfico 2021, o IBGE também tem mais duas seleções previstas, com 6.500 vagas temporárias. Nesse caso, os aprovados realizarão as pesquisas feitas comumente pelo IBGE.