Ignácio de Loyola Brandão recebe título de Doutor Honoris Causa da Unesp nesta quinta (28)

Cerimônia de homenagem ao escritor araraquarense e imortal da Academia Brasileira de Letras será transmitida ao vivo pela TV Unesp e pelo Facebook da Prefeitura, a partir das 14h

142

O escritor e jornalista araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras, receberá nesta quinta-feira (28) o título de Doutor Honoris Causa da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O evento, que será restrito em razão da pandemia da Covid-19, será realizado na sede da Reitoria da Unesp, em São Paulo, e terá transmissão da TV Unesp (https://tv.unesp.br/live) e do Facebook da Prefeitura de Araraquara (www.facebook.com/prefeituraararaquara) a partir das 14h.

A homenagem a Ignácio de Loyola Brandão foi proposta pela diretoria da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCLAr) e aprovada pela Congregação da FCLAr e pelo Conselho Universitário da Unesp no ano passado.

Loyola Brandão é o décimo ocupante da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2019 para a sucessão do acadêmico Hélio Jaguaribe. O araraquarense já publicou 45 livros de diversos gêneros, como romances, contos, crônicas, infanto-juvenis, teatro, etc.

Seu primeiro livro foi publicado em 1965. Desde então, Loyola já foi inúmeras vezes premiado: recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti, em 2008 e 2015, e o Prêmio Machado de Assis pelo Conjunto da Obra, conferido pela Academia Brasileira de Letras em 2016, entre outras premiações.