Idosa de 86 anos é a 596 vítima fatal da Covid-19 em Araraquara

Araraquara já aplicou 368.752 doses, sendo 197.220 da primeira dose, 163.300 da segunda dose e dose única e 8.232 de terceira dose

64

Araraquara registrou neste sábado, mais 21 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 3,05% de 688 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 9,6%, sendo 16 positivados de 166 amostras.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 522 testes no dia 15 de outubro, com 5 positivados.

Portanto, agora Araraquara tem 30.542 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 77 permanecem em quarentena e 29.896 já saíram. Aguardam resultado de exames 119 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 8 pacientes estão internados. Destes, 5 pacientes confirmados e 1 suspeito estão em enfermaria e 2 confirmados estão em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 8% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo não tem pacientes internados, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 5 pacientes e o HEAB tem 1 paciente.

Todos os 8 pacientes internados são moradores de Araraquara.

Araraquara registrou, até o momento, 596 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito mais recente é de uma mulher idosa de 86 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede privada desde o dia 1º de setembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha de Multivacinação. O objetivo é a atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, para a proteção desde público-alvo. Estão abertos os 33 postos de saúde do município, até as 17 horas.

Vacinação

A estratégia oferecerá 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando as coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos. Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Já a vacinação contra a Covid-19 será retomada na segunda-feira, com a aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais, em todos os polos de vacinação, e também nos profissionais da saúde. Todos devem ter completado a imunização, com duas doses, há pelo menos seis meses.

Os trabalhadores dos serviços de saúde que já estavam sendo vacinados nos drive-thrus do Cear e do Sesc, passarão a ser atendidos também nas unidades do Sesa, Iedda, Vila Xavier e Adalberto Roxo.

Continuará ainda a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa. Além da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, das pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.

Todas as informações sobre o Dia D de multivacinação e do calendário municipal de vacinação contra a Covid-19 estarão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Araraquara já aplicou 368.752 doses, sendo 197.220 da primeira dose, 163.300 da segunda dose e dose única e 8.232 de terceira dose.