Força-tarefa realiza 6.091 ações de fiscalização em uma semana

As ações resultaram em 60 multas e 4 Boletins de Ocorrência

21
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.
De 17 a 23 de maio, foram contabilizados um total de 6.091 ações de fiscalização. Destas, foram 2.913 registradas durante o fim de semana, de 21 a 23 de maio.
Dessas ações, de 17 a 23 de maio, foram 5.306 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 694 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. Deste total de abordagens, foram aplicados 1.585 testes rápidos e 30 foram positivados. E 7 veículos que não justificaram a circulação na cidade retornaram a seus destinos de origem.
Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 57
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 43
Academias/ condicionamento físico:20
Clubes/ salão de festas ou eventos: 5
Construção civil/ loja de material de construção: 8
Escolas: 19
Lotéricas/órgãos públicos: 3
Outros estabelecimentos comerciais: 104
Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 42
Residências/condomínios/repúblicas: 22
Igrejas: 9
Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:
Averiguação/ orientação verbal: 5.870
Auto de infração (multas): 60
Boletim de ocorrência: 4
Começou a vigorar hoje o decreto municipal no 12.579, que intensifica as medidas de testagem e de rastreio de comunicantes que tiveram contato com pessoas positivadas, como forma de controlar a evolução da pandemia da Covid-19 em Araraquara, com o estabelecimento de novas regras e ações de controle da doença.
A força-tarefa está nas ruas para cobrar o cumprimento do novo decreto municipal, que pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura e reafirma o pacto social firmado no início da flexibilização das atividades econômicas. O objetivo é evitar que a doença saia de controle, o que obrigaria o município a retroceder nas medidas restritivas.
É fundamental que toda a população continue participando dessa batalha contra a Covid-19, mantendo as medidas sanitárias de distanciamento social, higienização constante das mãos e o uso correto de máscaras nos ambientes públicos.
Decreto municipal no 12.579, de 19 de maio de maio de 2021