Força tarefa realiza 355 abordagens na sexta (19)

Com mais essas ações, as equipes somaram 2.335 abordagens a motoristas, em vários pontos da cidade, de segunda a sexta-feira

68

A força-tarefa da Prefeitura, que está nas ruas fiscalizando o cumprimento do decreto municipal que impôs medidas mais restritivas à quarentena em Araraquara desde o início desta semana, realizou 355 abordagens em blitze e bloqueios na sexta-feira (19), em diferentes pontos da cidade.

Foram feitas abordagens, durante o dia, na Rua José Barbieri Neto, próximo ao Jardim Botânico, Rua Castro Alves e Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa. No período da noite, as equipes também realizaram bloqueio nas imediações do condomínio Tipuanas, Zona Norte.

Com mais essas ações, de segunda a sexta-feira, as equipes somaram 2.335 abordagens a motoristas em vários locais de movimento da cidade.

O objetivo destes bloqueios é fiscalizar o decreto municipal que endureceu as regras após o agravamento da pandemia de Covid-19 no município, com aumento acelerado dos casos, da ocupação dos leitos e dos óbitos.  Essa ação foca na restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas.

Vale destacar ainda que, ainda nesta sexta-feira, diante desse cenário de agravamento da Covid-19, a Prefeitura editou novo decreto municipal nº 12.485, de 12 de fevereiro de 2021, que aumenta as restrições de circulação para frear a disseminação da Covid-19 em Araraquara. O ‘lockdown’ total, com funcionamento apenas de farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência, vale a partir das 12h deste domingo (21) até as 23h59 de terça-feira (23). A partir de quarta-feira (24), a cidade retorna à fase vermelha do plano São Paulo, com as mesmas medidas estabelecidas por decreto pelo decreto de 12 de fevereiro de 2021.

E a força tarefa da Prefeitura estará nas ruas. As pessoas estão sendo orientadas, mas a Prefeitura dispõe de dispositivos legais para multar pessoas físicas e jurídicas pelo descumprimento do decreto. No caso de circulação de pessoa física fora das regras do decreto, o valor da multa é 2 Unidades Fiscais do Município (UFM), ou R$ 120,58.