Força-tarefa realiza 223 ações de fiscalização no final de semana

As fiscalizações resultaram em 10 Boletins de Ocorrência e 32 Autos de infração com fechamento do estabelecimento

156
Pontos de bloqueio foram montados em vários bairros de Araraquara

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 1 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

De 22 a 28 de fevereiro de 2021 foram realizadas 530 ações de fiscalização. Destas, 223 foram registradas durante o fim de semana, de 26 a 28 de fevereiro. Os locais fiscalizados de 22 a 28 de fevereiro foram os seguintes:

Estabelecimentos comerciais: 240 

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 65

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 85

Construção Civil: 10

Escolas: 7

Bancos/lotérica/ órgãos públicos: 30

Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 9

Residências/ condomínios/ repúblicas: 27

Praças/áreas públicas: 34

Igrejas: 23

Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguações: 134

Notificação de orientação/pessoa física: 2

Notificação de orientação/pessoa jurídica: 6

Auto de constatação: 37

Boletim de ocorrência: 10

Auto de infração (multas): 47

Auto de infração com fechamento do estabelecimento: 32

A força-tarefa também está realizando ações de bloqueio para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal que restringe a circulação de pessoas. De acordo com balanço semanal, de 22 a 28 de fevereiro, foram registradas 4.931 abordagens e 288 pessoas foram notificadas. Elas têm até 10 dias para apresentar justificativa ou comprovação da urgência ou da necessidade inadiável da circulação, na sede da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

O Comitê reforça que estão em vigor os novos decretos que planejam a retomada lenta, gradual e responsável das atividades econômicas do município.  Ressalta também que a quarentena continua, com restrição de circulação. Conforme prevê o artigo 15 do decreto municipal no 12.496, a depender da situação epidemiológica do município (números de casos positivados, de internações e óbitos) será avaliada a abertura de cada um dos setores mencionados no decreto, inclusive a regulamentação das possibilidades de retorno seguro às aulas

Portanto, as regras devem ser rigorosamente cumpridas e a população só deve sair de casa se for caso de extrema necessidade e sempre com máscara cobrindo o nariz e a boca.