Força-tarefa realiza 1.898 ações de fiscalização no final de semana

O domingo e a manhã desta segunda-feira foram de fiscalização intensa com a realização de blitzes e barreiras sanitárias em diferentes pontos da cidade

44

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

De 14 a 20 de junho, foram contabilizados um total de 2.935 ações de fiscalização. Destas, foram 1.898 registradas somente durante o fim de semana, de 18 a 20 de junho.

Dessas ações, de 14 a 20 de junho, foram 1.957 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 495 abordagens em blitzes realizadas em diferentes pontos da cidade. Deste total de abordagens, foram aplicados 358 testes rápidos e 4 foram positivados.

Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 106

Pesque-pague: 1

Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 34

Academias/ condicionamento físico: 2

Clubes/ salão de festas ou eventos: 9

Construção civil/ loja de material de construção: 7

Escolas: 3

Bancos: 14

Lotéricas/órgãos públicos: 33

Outros estabelecimentos comerciais: 135

Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 53

Residências/condomínios/repúblicas: 23

Praças/áreas públicas (outras): 78

Igrejas: 6

Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:

Averiguação/ orientação verbal: 2.853

Notificação de orientação de pessoa física: 1

Notificação de orientação de pessoa jurídica: 1

Auto de infração (multas): 67

Total de procedimentos – 2.989

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal nº 12.600, que dispõe sobre a implementação de medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, voltadas à contenção da disseminação da COVID-19 no Município. Os efeitos deste decreto começaram a valer ao meio-dia de ontem e prosseguem até as 23h59 do próximo domingo, dia 27 de junho. O documento pode ser consultado, na íntegra, no site da Prefeitura.

O domingo e a manhã desta segunda-feira foram de fiscalização intensa, feita pelas equipes da Guarda Civil Municipal, com apoio da PM, que realizaram blitzes e barreiras sanitárias em diferentes pontos da cidade. Essas ações continuarão a ser realizadas no decorrer da semana.

O objetivo das medidas restritivas que estão sendo fiscalizadas intensamente é reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a transmissão da Covid-19 em nosso município.

O foco é salvar vidas e a população não pode relaxar com as medidas sanitárias. Cabe a todos evitar aglomerações, usar máscara corretamente e respeitar a restrição de circulação.