Força-tarefa que fiscaliza decreto soma 821 abordagens em blitze a veículos nesta segunda (21)

Esses números se somam às ações realizadas no domingo, quando 515 pessoas foram abordadas nas blitze realizadas em diferentes pontos

45

A força-tarefa da Prefeitura, que está nas ruas fiscalizando o cumprimento do decreto municipal nº 12.600 e que, entre outras medidas, restringe a circulação de veículos e pessoas pelas ruas, realizou nesta segunda-feira (21), 821 abordagens de veículos nas blitze organizadas em diferentes pontos da cidade, registrando 9 autos de infração.

O novo decreto municipal, que impôs medidas mais restritivas em todo o município, tem como principal objetivo conter a transmissão da Covid-19, após aumento acelerado dos números de casos nas últimas semanas. Os efeitos deste decreto começaram a valer ao meio-dia de ontem e prosseguem até as 23h59 do próximo domingo, dia 27 de junho. O documento pode ser consultado, na íntegra, no site da Prefeitura.

Nesta segunda-feira, nos períodos da manhã e tarde, foram realizadas 821 abordagens a veículos que transitavam pela Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa; pela Avenida Bento de Abreu e pela Rua Dr. Leite de Moraes, na Vila Xavier. Os fiscais orientaram as pessoas e solicitaram a apresentação de justificativa para a circulação. O resultado foram 9 autos de infração, que poderão ser transformados em multa.

“Só está sendo permitido sair de casa e circular pela cidade em situações de emergência, para trabalhar, para utilizar algum serviço de saúde ou outros que estiverem funcionando normalmente. Nesta segunda-feira, por ser o primeiro dia útil do novo decreto em vigor, os fiscais focaram muito na orientação. Mas, a fiscalização vai continuar no período da noite e no decorrer da semana, e o cumprimento do decreto será exigido, com rigor”, afirma o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, acrescentando que, além dessas blitze, a força-tarefa também atuou, durante todo o dia, em barreiras sanitárias realizadas no Terminal Rodoviário, em trecho da Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36) e na Rodovia Manoel de Abreu.

A entrada de pessoas não residentes em Araraquara está sendo admitida mediante passagem por barreira sanitária, na qual devem apresentar laudo de teste negativo para a Covid-19, emitido em prazo inferior a 48 horas, ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose.

Os números desta segunda-feira se somam às ações realizadas no domingo (20), quando 515 pessoas foram abordadas nas blitze realizadas na Avenida Antônio Prado, em frente à Estação Ferroviária, na Avenida Bento de Abreu, em frente ao Teatro Municipal, nas imediações do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão e do Residencial Alamedas, sendo elaborados 20 autos de infração.

A fiscalização vai continuar e a Prefeitura dispõe de dispositivos legais para multar pessoas físicas e jurídicas pelo descumprimento do decreto.