Fiscalizações da Prefeitura interromperam festas clandestinas e jogos de futebol no final de semana

Entre sexta-feira (30/4) e domingo (2/5), foram 63 fiscalizações realizadas em áreas de lazer, chácaras e campos de futebol

44

Festas clandestinas e jogos de futebol com aglomerações de pessoas foram interrompidos em Araraquara pelas equipes da Prefeitura, no último final de semana, em cumprimento dos decretos municipais e estaduais de enfrentamento da pandemia. Ao todo, foram 63 fiscalizações entre sexta (30) e domingo (2/5).

As ações têm participação da Guarda Municipal, dos Fiscais de Posturas Municipais, do Procon Araraquara, das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, dos Agentes de Trânsito e da Sala do Empreendedor.

Na noite de sexta-feira, a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar em área próxima ao Residencial Monte Carlo impediu a realização de uma festa clandestina que estava sendo convocada pelas redes sociais (outra festa havia sido interrompida no mesmo local na semana anterior).

No mesmo dia, uma ação da Prefeitura na Rua dos Eletricitários, no Jardim Arco-Íris, flagrou aglomeração de pessoas e estacionamento de veículos em local proibido. Moradores foram autuados pelo descumprimento das normas de restrição de circulação após as 20h (toque de recolher previsto no Plano São Paulo).

As fiscalizações prosseguiram no final de semana. Nas áreas de lazer do Jardim Indaiá e do Jardim Iedda, cerca de 180 pessoas foram encontradas em aglomerações motivadas por partidas de futebol. Boletins de ocorrência foram registrados. A mesma infração foi flagrada na praça do Jardim Imperador e no campo da antiga Atlética (Vila Xavier), onde, em ambos os lugares, as pessoas deixaram os locais.

Outras aglomerações foram interrompidas pela Prefeitura no bairro Aparecidinha, nas imediações da Randon; no distrito de Bueno de Andrada; na região do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão (Jardim Dumont); e na praça do Residencial Alamedas (Altos de Pinheiros).

“Foram 63 fiscalizações em áreas de lazer, chácaras e campos de futebol no final de semana. Na semana passada, também foram 13 ações em residências, condomínios e repúblicas e 17 fiscalizações em áreas públicas e praças, principalmente no final de semana. A Prefeitura está empenhada para evitar a aglomeração de pessoas e o descumprimento das regras sanitárias”, explica o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

Também na semana passada, 3.619 veículos foram abordados nas barreiras sanitárias em vias públicas de Araraquara. De 1.621 testes de Covid-19 aplicados, 43 deram positivo — essas pessoas foram orientadas a procurar o serviço municipal de saúde e cumprir o isolamento social. Também ocorreram 13 autuações para moradores de Araraquara que estavam positivados e descumprindo o isolamento.