Fiscalização dispersa aglomerações em festas clandestinas durante o fim de semana

A força-tarefa atuou em áreas de lazer, residências, repúblicas, campos de futebol particulares, bares, praças, além de distribuidora de bebidas, pizzarias e posto de combustíveis

103

O trabalho de fiscalização do cumprimento do decreto municipal em vigor resultou em vários autos de infração e multas aplicadas em diferentes bairros da cidade, neste último fim de semana.  A força-tarefa da Prefeitura Municipal, que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, equipes do Procon, fiscais do Setor de Posturas e da Sala do Empreendedor, com apoio da Polícia Militar (PM), dispersou aglomerações em festas clandestinas realizadas em bares e áreas de lazer.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que coordena o trabalho de fiscalização, foram registradas 2.146 ações somente no fim de semana, entre os dias 28 e 30 de maio, de um total de 6.509 ações de fiscalização, de 24 a 30 de maio.

Entre os procedimentos adotados, foram elaborados 70 autos de infração, que serão transformados em multas e, destes, 2 também resultaram e fechamento do estabelecimento. A força-tarefa atuou em áreas de lazer, residências, repúblicas, campos de futebol particulares, bares, praças, distribuidora de bebidas, pizzarias e posto de combustíveis.

“Foi mais um final de semana de muito trabalho, com estabelecimentos comerciais desrespeitando o horário de funcionamento estipulado no decreto municipal, pessoas físicas autuadas por descumprimento do isolamento social, além de festas clandestinas que chegaram até o nosso conhecimento por meio de denúncias anônimas. Em pelo menos três delas, realizadas neste fim de semana, a Guarda Municipal e fiscais tiveram que dispersar muitos jovens que estavam aglomerados, sem máscaras”, descreve o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

O secretário municipal destacou, entre as ações, uma festa clandestina com pelo menos 130 pessoas que estava sendo realizada em uma área de lazer no Jardim Santa Lúcia, e outra, no Jardim Yolanda Ópice, com cerca de 100 pessoas aglomeradas, também numa área de lazer, ambas no sábado (29) à noite. Ainda segundo ele, a Guarda Municipal também dispersou outra aglomeração de aproximadamente 30 pessoas, em área de lazer localizada no Parque das Laranjeiras.

Também estão no balanço das ações do fim de semana, rondas preventivas nos arredores de chácaras localizadas no Portal das Laranjeiras, Parque do Planalto, Chácara Flora, Recanto dos Nobres e Parque Tropical, incluindo arredores dos condomínios Damha, Salto Grande, Atlanta, Tipuanas, Piemonte e Monte Carlo, além de operação nas terras da Usina Santa Cruz.

“A força-tarefa vai continuar nas ruas, fiscalizando o cumprimento do decreto municipal em vigor e autuando quem não cumprir a lei. Mas somente com a conscientização de toda a população será possível manter o controle da situação. Esse trabalho é feito para que o município não tenha que retroceder nas medidas restritivas, mas ele depende da participação de todos”, conclui o Coronel João Alberto.