Exposição do 18º Território de Arte de Araraquara começa neste domingo (14)

Ação institucional inédita de aquisição pública de obra digital e incorporação do artista e obra ao acervo municipal de arte de Araraquara marca o evento; David Engelman, Débora Paiva Andrade e Marco Antonio Pinheiro e Castro são os artistas premiados

36

Neste domingo (14) tem início a exposição em ambiente digital com as 50 obras selecionadas pelo júri do 18º Território da Arte de Araraquara. As produções foram selecionadas entre 289 artistas inscritos e ficarão disponível na plataforma da Rede Cultural do evento (https://territoriodaarteararaquara.com.br).

Foram 289 artistas inscritos e, entre eles, foram selecionadas 50 obras para a exposição digital e, destas, 21 receberão certificados NFT e 3 ganharão prêmio de incentivo. Todas as obras inscritas ficarão disponíveis para visitação pública digital, na Rede Cultural do Território e os visitantes poderão interagir e comentar as obras. Os perfis são apenas dos participantes do Território, porém, a rede fica aberta ao público para visitação digital.

A comissão de seleção das obras foi constituída por: Evandro Nicolau, curador; Rita Michelutti, curadora regional e representante do Conselho Municipal de Cultura; Carlos Gimenez, curador convidado; e Carolina Alves Guimarães, representante da Secretaria Municipal de Cultura.

Os 50 artistas ou grupos artísticos selecionados pela comissão fazem parte da exposição, com expografia digital e arquitetura 3D, em ambiente digital, na qual se exibe o conjunto de obras, bem como informações das obras, do artista, ou grupos de artistas, além de outras possibilidades de conteúdos postados.

“É do conjunto de todos os artistas e coletivos que se mobilizaram para participar da Rede Cultural do 18º Território da Arte de Araraquara que podemos amplificar a visualização, espaço e formas de dar vasão a grande produção cultural e artística brasileira. Contamos com participações internacionais e a Rede Cultural do Território da Arte de Araraquara pretende agora ser um espaço de debate sobre questões atuais, pelos eixos propostos em: Terra, Floresta, Humanidade e Espiral do Tempo”, conta o curador Evandro Nicolau.

A lista com os 50 artistas selecionados pode ser conferida no final desta matéria, onde também é possível conferir os 21 artistas que serão premiados com certificados “NFTs” – Non-Fungible-Tokens (tokens não fungíveis).

Vale destacar que, dos 21 selecionados ao prêmio incentivo, 3 obras de 3 artistas participantes recebem o valor de R$ 1.000,00, a título de aquisição da NFT de uma de suas obras, que passa a fazer parte do acervo público da Pinacoteca Municipal de Araraquara. Esta é uma ação institucional inédita de aquisição pública de obra digital e incorporação do artista e obra ao acervo municipal de arte de Araraquara. Os artistas premiados são: David Engelman, Débora Paiva Andrade e Marco Antonio Pinheiro e Castro.

“Chegar a essa seleção não foi tarefa fácil, porque todos os trabalhos inscritos têm muita força e verdade! Agradecemos a todas e todos por estarmos juntos nessa Rede e damos os parabéns por acreditarem na Arte”, aponta Evandro.

A mostra de arte contemporânea apresenta o tema “Vida 21 – Arte para além da Pandemia”, fazendo uma proposição conceitual inspirada pelos ciclos das eras e das estações da Terra, como uma representação das mudanças necessárias no modo de existir e resistir. Assim, o Território chega promovendo um amplo debate sobre a arte, a cultura, a sociedade e a política. Toda a programação é gratuita.

Artistas selecionados e indicações de premiação do 18º Território de Arte de Araraquara

1-   Ana Giselle Batista dos Santos (NFT)

2- Ana Francisca Martins (NFT)

3- André Luiz Costa da Silva (NFT)

4- Alex Benedito Dos Santos

5- Bárbara Pineda Serafim Cardoso Gomes

6 -Breno Rodrigues de Paula

7- Brunna Emanuella Ottoni Ferraz (NFT)

8-Bruno Rafael Caldeira

9-Carlos Alberto Gil Mazzanti, (NFT)

10- Coletivo Xave Gang (NFT)

11- David Engelman (NFT e Premiação)

12- Débora Paiva Andrade (NFT e Premiação)

13- Dorival Francisco Da Silva

14- Emerson de Paula Martucci

15- Erik Tomas Lidén (NFT)

16- Fábio Florentino de Almeida (NFT)

17-Filipe Moura

18- Guilherme Gallé

19- Guilherme Minoti Borba Oliveira (NFT)

20- Guilherme Soares de Albuquerque

21- Guilherme Zawadzki

22-Gilberto Gomes de Carvalho

23- Jeremias Nunes de Jesus

24- John Parker

25- José Armando de Miranda Filho (NFT)

26- Lavínia Fonte

27- Leonardo Defente Teixeira

28- Lilian Fernanda de Oliveira Penteado

29 – Lizandra da Silva Santos (NFT)

30- Maikon Rogério Lussari

31- Marcia Rosenberger

32- Marco Antonio Pinheiro e Castro (NFT e Premiação)

33- Mariana de Souza Lima Velasco

34- Mariana Vendito Zoccoli (NFT)

35- Mayara Bianca Souza Nardo

36- Milena Costa Morvillo

37- Murilo de Azevedo Caixeta

38- Paulo Cesar Lenço (NFT)

39- Ricardo Lucchiari Aziani

40- Roberto Góes Müller (NFT)

41- Rodrigo da Silva Barrales

42- Rodrigo de Morais Machado

43- Rodrigo Munhoz

44- Sergio de Moraes Bonilha Filho (NFT)

45- Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves

46- Sonia Sonomi Oiwa (NFT)

47- Thiago Araujo Magalhães

48- Vitor Hugo Pedroso

49- Viviane Martins Pereira Cardell (NFT)

50- Vulcanica Pokaropa Costacurta Rodrigues (NFT)