Ex-Ministra participará da Conferência Municipal de Assistência Social

Márcia Lopes, que foi titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, participará de palestra virtual no dia 26

30

Será realizada, nos dias 26 e 27 de agosto, a 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, atividade que visa promover discussões e debates, além de avaliar e propor melhorias para as políticas públicas da assistência social em Araraquara. Neste ano, a programação contará com a participação de Márcia Helena Carvalho Lopes, que foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Lula em 2010. Ela participará da abertura oficial da Conferência e da Palestra Magna, que será realizada no dia 26, às 19 horas, de modo 100% virtual via plenária do Zoom para inscritos e com transmissão online pelo Facebook e Youtube da Prefeitura para o público em geral, que podem se inscrever na página da Prefeitura ou pelo link bit.ly/conferenciaassistenciasocial.

A programação conta ainda com pré-conferências, que tiveram início no dia 10 de agosto e vão até esta sexta-feira, dia 20. Dentro desse período, as unidades públicas relacionadas à Secretarias de Assistência Social e as OSCs tiveram liberdade para organizarem as pré-conferências nas suas rotinas e nos grupos já existentes.

Neste ano, o evento vem com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A agenda conta com atividades virtuais e presenciais e as unidades participantes deverão seguir todas as regras de vigilância sanitária, prestando orientações a todos os participantes quanto à prevenção e transmissão da Covid-19.

No dia 27, as atividades terão início às 8h30 da manhã na Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro) com a participação presencial dos delegados eleitos nas pré-conferências. O evento contará no máximo com 86 participantes e os eventuais excedentes participarão de modo virtual.

Jacqueline Barbosa, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, destacou a importância do evento para os debates em torno do tema em Araraquara. “Estamos em um momento importante de organização da 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. Estamos em um momento de inscrições e organizando para que na semana que vem possamos ter um momento de grande discussão na cidade em relação à política de assistência social, dado a toda essa situação do aumento da pobreza e da situação de vulnerabilidade das famílias. É um momento extremamente importante para a cidade”, avaliou.

Participação relevante

O coordenador de Proteção Social e vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcelo Mazeta, enalteceu a participação da convidada. “Eu penso que a Márcia Lopes é uma palestrante da mais alta qualidade que o Brasil tem para falar com muita propriedade sobre a política de assistência social e o SUAS [Sistema Único de Assistência Social]. Eu acho que vai ser muito importante e interessante a palestra dela, visto que é ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem um acúmulo muito grande nesse processo. E a fala dela vai muito de encontro com o tema da conferência, principalmente em um momento histórico que estamos vivendo hoje, em que precisamos nos fortalecer e buscar saídas para fazer esse enfrentamento para a garantia dos direitos sociais e das políticas públicas sociais que estão, de certo modo, sofrendo cada vez mais um retrocesso. Isso acaba incidindo diretamente na população mais pobre, mais carente, mais vulnerável dos municípios. Essa participação ajuda a iluminar as propostas que o governo municipal tem trabalhado e oferecido enquanto programas sociais para fazer esse enfrentamento”, analisou.

Márcia Helena Carvalho Lopes possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1979), especialização na área da Criança e Adolescente e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1999). Foi secretária municipal de Assistência Social de Londrina (1993-96), conselheira municipal de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente em Londrina e conselheira Estadual de Assistência Social do Paraná por duas gestões. Foi vereadora em Londrina (2000-04), secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004), secretária executiva, (2005-07) e ministra (04-12/2010) deste Ministério. Foi conselheira nacional de Assistência Social – CNAS e dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA (2004). Foi Presidente da Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2007). É professora há mais de 30 anos do curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Tem experiência na área de Políticas Sociais, com ênfase na Política de Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, sistema único de assistência social, gestão pública, políticas setoriais. Integra a coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUA.