Equipe Missionária Redentorista inicia atividades de 2020

Primeira reunião aconteceu em Araraquara-SP, com definições da agenda de 2020 e organização administrativa dos trabalhos.

281

No dia 28 de janeiro, aconteceu a primeira reunião da Equipe Missionária Redentorista Itinerante, da província de São Paulo. A reunião, realizada em Araraquara, teve por finalidade organizar as atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano de 2020 e a escolha do novo Conselho de Coordenação das Missões, que este ano será liderada pela padre José Moacir de Castilho Chagas que representa a equipe de São João da Boa Vista e Irmão João Batista de Viveiros representando a cidade de Araraquara.O encontro acontece mensalmente em uma das duas sedes missionárias da província: São João da Boa Vista ou Araraquara-SP.

As Santas Missões Populares Redentoristas têm por objetivo oferecer às paróquias e comunidades assistidas um tempo forte de evangelização, de formação bíblica-catequética, de reavivamento da vivencia da fé, dinamismo missionário e a reorganização da comunidade paroquial em pequenos setores missionários. Além disso, as Missões despertam novas lideranças para os diversos ministérios ou serviços na comunidade.

Fortalecendo a evangelização

As missões são divididas em quatro etapas distintas e consecutivas que consistem na organização e transformação da paróquia. Coordenada por uma Irmã Missionária, a primeira fase é focada nas visitas de casa em casa e divisão da paróquia e comunidade em setores menores. A segunda fase são as missões nas famílias, com um momento de oração, meditação da palavra de Deus através do estudo bíblico e vivência comunitária entre as diversas famílias de cada setor.

Na terceira etapa é o tempo de evangelização por excelência com a presença dos Missionários Redentoristas, padres e irmãos. Nesse periodo ocorrem as  celebrações, atendimento das confissões, aconselhamentos e outras  orientações.A quarta e última fase, é o tempo da perseverança ou missão continuada, quando o pároco e o povo dão continuidade a tudo que viram e ouviram nas fases anteriores de forma prática no testemunho de vida, na comunidade, familia e vida social.

A novidade para este ano é que a cidade de Araraquara, depois de    27 anos, receberá as Santas Missões através da Equipe Missionária Redentorista Itinerante. Ao todo, serão seis paróquias da cidade, sendo a primeira a Paróquia Nossa Senhora das Graças, que está em fase do levantamento de dados sócio-religioso.
Dentro do calendário da equipe outras paróquias e comunidades receberão as atividades ainda este ano: Paróquia São Dimas, São Geraldo, Menino Jesus de Praga, São José e Nossa Senhora Aparecida.

Mais informações: 3303-4700 ou https://www.a12.com/redentoristas/missoes

Texto e fotos: Teresa Genaro