Emenda da deputada Márcia Lia levará academia ao ar livre a pacientes do Hospital Nestor Goulart Reis

Recursos atendem a uma necessidade do Hospital de fortalecer o processo de recuperação dos pacientes

134

Recursos atendem a uma necessidade do Hospital de fortalecer o processo de recuperação dos pacientes

 

A deputada estadual Márcia Lia indicou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para a instalação de uma academia ao ar livre no Hospital Nestor Goulart Reis, em Américo Brasiliense. O hospital é referência no tratamento da Tuberculose e recebe pacientes do país todo.

 

O pedido foi uma iniciativa da diretora do Núcleo de Atendimento ao Cliente, Sonia Telles Torres, passou por aprovação do conselho político do mandato em Américo e consta no Orçamento Estadual 2021. “Temos parcerias importantes para atender as demandas da população de Américo, com o deputado federal Carlos Zarattini, o vereador Cidão Mineiro e o ex-vereador Alemão. É muito bom poder anunciar mais esse investimento para a cidade”, destaca a deputada. No sistema do Governo do Estado já aparece como liberada para processamento.

 

A diretora conta que a proposta surgiu em 2019, em uma das reuniões do grupo de projetos do hospital, que debate e apresenta propostas para melhorar a qualidade de atendimento e permanência dos pacientes, assim como de convívio e de trabalho para os funcionários. A unidade tem, em média, 50 pessoas internadas. “Nós atendemos pessoas com tuberculose, inclusive multirresistente, por isso os nossos pacientes permanecem em tratamento e internação de 6 meses a dois anos. É um tratamento longo, eles ficam muito ansiosos, ficam ociosos e a academia ao ar livre será uma forma de ajudá-los a enfrentar essa recuperação”, explica Sônia.

 

Sonia Telles Torres conta que saiu em busca de informação sobre os meios para conseguir os aparelhos para o hospital e, quando foi informada que teria de ser por meio de emenda parlamentar, procurou o mandato da deputada Márcia Lia, que representa a região de Araraquara e Américo Brasiliense na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “E em janeiro deste ano recebemos a informação de que a emenda havia sido aprovada. Foi a melhor notícia que recebi nos últimos anos! Em nome do hospital e dos nossos pacientes, eu agradeço imensamente esse recurso. Ele vai ajudar muito!”, fala a diretora.

 

A deputada Márcia Lia lembra que seu mandato é uma construção coletiva, feita pela participação da comunidade, e que sua missão é, sobretudo, promover ações que visem o bem-estar do povo paulista. “É muito gratificante quando a gente consegue chegar até as pessoas e consegue melhorar algo na vida delas, seja no trabalho, no estudo, no transporte, na saúde. E esse equipamento, pelos relatos da diretora Sonia, pode ajudar na recuperação dos pacientes do Hospital Nestor Goulart Reis ou pelo menos dar a eles mais qualidade de vida, condições de socialização, de saúde durante essa internação. Para nós, isso é emocionante e gratificante”, fala a deputada Márcia Lia.