Edinho se reúne com autoridades de saúde da OPAS/OMS sobre o combate à Covid-19

Secretários municipais e deputados federais também participaram do diálogo nesta sexta-feira (7)

38

O prefeito Edinho participou nesta sexta-feira (7), na sala de reuniões da Prefeitura, de uma reunião com autoridades de saúde da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), órgão que integra a OMS (Organização Mundial da Saúde), para dialogar sobre as estratégias de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Edinho, secretários municipais e integrantes do Comitê de Contingência do Coronavírus receberam Wildo Navegantes de Araújo, consultor nacional em epidemiologia da unidade de emergência de saúde pública da OPAS Brasil, e Octávio Fernandes, consultor nacional da OPAS na área de laboratórios.

Por videoconferência, também participou o médico Mozart Sales, que é coordenador do Termo de Cooperação entre a OPAS e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, além de coordenador de pesquisas sobre a Covid-19 em Pernambuco e no arquipélago de Fernando de Noronha.

“Foi uma conversa de extrema importância e que trouxe grande aprendizado para toda a nossa equipe. Agradeço muito aos especialistas pelo diálogo conosco e por nos ajudarem nas estratégias de combate à pandemia. As ações tomadas por Araraquara até aqui foram elogiadas pelos consultores, que também nos apresentaram outras sugestões de aperfeiçoamento das medidas”, afirmou Edinho.

O prefeito ainda reforça a importância da testagem para o controle da pandemia, o que foi endossado pelos consultores da OPAS.

“Nós estamos tentando construir um caminho seguro para que o retorno das atividades não faça Araraquara perder novamente o controle da doença. E isso inclui muita testagem nos setores econômicos e na população em geral, como estamos fazendo. Com a identificação da doença logo no início, e em muitos casos quando nem existem sintomas ainda, é possível evitar que o paciente se agrave, fazer o isolamento e impedir que a transmissão do vírus continue existindo. Por isso, a testagem é tão importante. Precisamos saber onde estão as pessoas contaminadas”, complementou Edinho.

O consultor Wildo Araújo parabenizou a Prefeitura pelas ações. “Quero agradecer o acolhimento da equipe e parabenizar Araraquara pelo trabalho que foi feito aqui no combate à pandemia. Araraquara está fazendo movimentos de vanguarda, muito a mais do que tem sido recomendado em vários lugares, demonstrando o grau de compromisso com a sociedade de Araraquara. Para o futuro, é preciso implementar, cada vez mais, medidas que permitam o controle da doença”, disse.

Também especialista da OPAS, Octávio Fernandes seguiu a mesma linha de raciocínio. “Araraquara está de parabéns pelas medidas que tomou no enfrentamento à Covid-19, o que fez com que tivesse um controle grande do número de casos. Agora, o grande desafio é controlar a transmissão do vírus. Para isso, estratégias de testagem e rastreamento de contatos serão fundamentais.”

Além de Edinho, do vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e da equipe de secretários e coordenadores, também estiveram na reunião os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP), que esteve presencialmente, e Alexandre Padilha (PT-SP), que participou por videoconferência. Ambos são médicos e com longa experiência em políticas públicas — Padilha, inclusive, foi ministro da Saúde.